A sessão de apresentação da 7ª edição do Técnico Alumni Mentoring Program decorreu no dia 10 de dezembro, no Técnico Innovation Center. Trata-se de um programa de mentoria com a duração de aproximadamente um ano letivo que permite aos estudantes do Técnico receberem orientação personalizada de antigos alunos da Escola. Assim, os mentorandos podem esclarecer dúvidas sobre o seu percurso académico ou profissional e conhecer melhor os desafios e oportunidades de diferentes setores e áreas de atuação num contacto direto com quem já passou por fases semelhantes do seu percurso. Esta edição ficou marcada pela introdução de uma plataforma digital de mentoria, com um novo modelo de funcionamento.
Na abertura da sessão, Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, destacou o programa enquanto iniciativa estruturante na ligação entre estudantes e alumni, com impacto em ambas as partes. “A importância de termos os alumni aqui não é apenas uma questão de tradição, mas de dar acesso a caminhos e possibilidades que podem ser explorados”, afirmou, sublinhando ainda o papel ativo dos estudantes que “também são parte essencial deste processo, porque ajudam-nos a entender e a definir as prioridades da vossa geração”.
Sofia Cabeleira, Coordenadora do Núcleo de Carreiras e Alumni da Direção de Transferência de Tecnologia do Técnico, apresentou o funcionamento da nova edição do programa. A principal novidade é a introdução de uma plataforma digital que centraliza todo o processo de mentoria, desenvolvida em parceria com a BeeWisee.
Esta ferramenta permite que os estudantes consultem os perfis dos alumni, escolham os mentores com quem tenham maior afinidade e definam, em conjunto, o formato e a duração da mentoria, conferindo maior autonomia e flexibilidade aos participantes do programa. João Fernandes, co-fundador da BeeWisee, explicou que “faltava dar este salto para o digital na estrutura de um programa que já existia”. Acrescentou ainda que “ o objetivo é dar aos estudantes um papel mais ativo na escolha do mentor e na dinâmica da mentoria”.
O valor do programa foi também destacado por testemunhos de participantes de edições anteriores. Nuno Pereira, mentor em várias edições do Técnico Alumni Mentoring Program, destacou a vontade de retribuir à instituição onde se formou aquilo que aprendeu como a principal motivação da sua participação. “Tenho tido experiências muito positivas e acredito que a plataforma introduzida nesta edição tem muito a acrescentar ao programa”, acrescentou Nuno. Já David Paulos, estudante de mestrado em Engenharia Biológica e mentorando na edição anterior, partilhou que o programa superou as suas expectativas, destacando a correspondência alinhada com o seu percurso e a definição de um plano de orientação personalizado. “Consegui estabelecer alguns paralelos com o que estava a sentir na altura e aprendi que podemos sempre traçar novos caminhos para chegar a um mesmo objetivo”, concluiu.
A sessão, que reuniu dezenas de participantes, terminou com um momento de networking, que convidou os estudantes presentes a conhecer melhor os mentores disponíveis e a trocar experiências num ambiente informal.
O Técnico Alumni Mentoring Program 2025/26 está disponível para todos os estudantes do Técnico inscritos em ciclos de estudos conducentes à obtenção de grau. A mentoria decorrerá ao longo do ano letivo, reforçando a proximidade entre os estudantes, alumni e o mercado de trabalho. Informações sobre inscrições poderão ser consultadas na página oficial.