Campus e Comunidade

Novabase cada vez mais próxima dos alunos do Técnico

Durante esta quarta-feira, 27 de fevereiro, foram várias as atividades que permitiram o estreitamento de laços entre estudantes e a maior tecnológica do país.

Quem entrou esta quarta-feira, 27 de fevereiro, no Pavilhão Central dificilmente não reparou no logotipo gigante que identificava o stand Novabase. Ao lado, o carro da Formula Student Lisboa -projeto de alunos do Técnico projeto que tem como main sponsor a tecnológica. E se numa primeira impressão esta presença pode ser confundida com as jornadas que ocupam o átrio, rapidamente a simpatia e a explicação das colaboradoras da empresa anulam quaisquer dúvidas. O motivo é simples: depois de uma primeira edição bem-sucedida do dia da Novabase@Técnico, a iniciativa sucede-se e cativa ainda mais alunos.

O dia começou cedo e convidava claro a um pequeno-almoço. À mesa reuniam-se colaboradores da empresa cujo percurso académico foi feito no Técnico e alunos dos cursos de Engenharia Informática e de Computadores, e  Engenharia Eletrotécnica e Computadores.  A empatia é quase imediata, a identificação serve-se aos poucos. Depois de uma breve apresentação, os primeiros passos na conversa são dados pelos profissionais da Novabase. As particularidades e dificuldades dos cursos, as perspetivas de futuro, os projetos que a tecnológica abraça e a diversidade de profissionais e áreas que a mesma congrega vão surgindo no guião da conversa, cuja dinâmica se altera de mesa para mesa. O contexto informal e a recetividade dos profissionais das empresas abriam portas a perguntas que camuflavam medos e incertezas, e que na maioria das vezes anulados pelas respostas frontais e muito positivas. Entre uma e outra oportunidade de carreira, lá vinha à conversa a importância da programação no mercado de trabalho, e os softwares que dominam as rotinas destes profissionais Pelo meio destruíam-se mitos em torno das consultoras, vincava-se “a formação acolhedora e familiar da Novabase”, e conhecia-se mais um pouco daquela que é a maior tecnológica nacional.

“O objetivo deste dia é não só que vocês conheçam a Novabase, mas também que percebam o que esta empresa está a fazer e irá fazer no futuro, porque é com isso que vocês irão trabalhar”, assinalava o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e Ligações Empresariais, no início do workshop oferecido pela empresa aos alunos do Técnico – uma das atividades em que desdobrou este dia da Novabase@Técnico. “Queremos que vocês planeiem da melhor forma o vosso futuro profissional e percebam quais as vantagens competitivas que podem ter para se diferenciarem no mercado”, acrescentava posteriormente.

Rafael Pinto, Solutions Specialist da Celfocus, empresa que nasceu de uma joint venture entre a Vodafone Portugal e a Novabase, foi o responsável pelo workshop intitulado “Building and Testing Locally a Serverless App using React and AWS. “O objetivo é vocês saírem daqui a conseguir montar uma aplicação em React”, adiantava o especialista, passando rapidamente para as explicações muito claras que os participantes iam acompanhando com toda a atenção. A sala cheia, a empatia criada, a transferência de conhecimento que se foi processando e a satisfação com a aprendizagem demonstravam novamente o êxito da iniciativa.

Recorde-se que a Novabase integra a Rede de Parceiros do Técnico, desde 18 de abril de 2017, e que esta iniciativa é uma das muitas em que esta parceria se desdobra.