Campus e Comunidade

Nove Boas Práticas do Técnico foram reconhecidas e certificadas

O 1º encontro ObservIST reuniu os representantes das práticas identificadas nas diversas áreas temáticas.

Depois de avaliadas as práticas submetidas na primeira e segunda call do ObservIST, realizou-se na passada sexta-feira, 30 de junho, um encontro aberto a toda a comunidade do Técnico onde as nove Boas Práticas foram divulgadas e certificadas.

A sessão contou com a presença dos representantes dos órgãos de direção da escola, nomeadamente o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, que destacou a importância desta iniciativa: “é uma forma de conhecer e reconhecer as boas práticas existentes e que criam valor para toda a comunidade”, frisou. “Este é um projeto muito importante para o Técnico”, complementou, de seguida, a professora Fátima Montemor, presidente do Conselho para a Gestão da Qualidade.

Seguiu-se a entrega dos certificados aos promotores das Boas Práticas.  Na área temática de Educação Superior foram distinguidos: os MOOC Técnico, o D-Dei, a implementação de Kahoot nas aulas, o LEIC – Bootcamp, e ainda o projeto “Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?”. As práticas de Gestão na AEP foram a boa prática reconhecida na área de Processos e Qualidade.

Relativamente à Internacionalização foram destacados os projetos:  ATHENS Programme – Atividades Culturais, e o Workshop de (arquitetura) de intercâmbio internacional.  O Sistema de Gestão de Informação implementado no FenixEdu para as unidades de investigação foi certificado no âmbito das Tecnologias de Informação. Por fim, o programa de acompanhamento dos novos docentes e investigadores do IST (Shaping Future) foi reconhecido como uma boa prática na vertente do Capital Humano.

Ainda com o intuito de fomentar a partilha de ideias, cada projeto foi apresentado ao detalhe pelos seus dinamizadores e comentado pelos presentes, balanceando-se os benefícios e a possível extensão a outros contextos.