Três Boas Práticas identificadas na primeira call do ObservIST

MEGM Mentoring e QUC - Qualidade das Unidades Curriculares, na Área Temática da Educação Superior, e Práticas de Gestão na AEP, na Área Temática de Processos e Qualidade foram as Boas Práticas certificadas.

Decorreu, esta segunda-feira, a entrega de certificados às Boas Práticas internas identificadas na primeira call do ObservIST, iniciativa lançada em 2015 e que tem como objetivo identificar, consolidar e divulgar Boas Práticas no Técnico.

Na sessão, o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, reforçou a importância desta iniciativa, que permite que as boas práticas feitas na escola sejam reconhecidas, promovidas e partilhadas, antes de entregar os certificados às três Boas Práticas vencedoras desta primeira call: MEGM Mentoring e QUC – Qualidade das Unidades Curriculares, na Área Temática da Educação Superior, e Práticas de Gestão na AEP, na Área Temática de Processos e Qualidade.

A professora Teresa Carvalho apresentou o projeto “MEGM Mentoring”, um programa de mentorado para os alunos do Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas, criado há três anos, que lhes dá a oportunidade de ter um mentor, de uma empresa, que aconselha e ajuda os estudantes na fase final dos seus estudos. “Este projeto tem vindo a ganhar mais notoriedade, e o grande desafio que temos é manter o programa de pé”, explicou a docente, antes de lembrar que este é um programa “importante para mentorandos, mas também para mentores”. “As pessoas gostam de voltar à escola e participar na vida escolar.”

O sistema “QUC – Qualidade das Unidades Curriculares” foi outro dos certificados como Boa Prática do Técnico, e apresentado pela professora Raquel Aires-Barros, presidente do Conselho Pedagógico. “Este é um sistema que temos há vários anos e que nos permite seguir a qualidade das unidades curriculares, identificar docentes excelentes, boas práticas de docência e o que corre menos bem”, explicou. “É uma ferramenta excelente para conseguirmos melhorar a qualidade pedagógica, e já estamos a ver resultados nas práticas docentes.”

A terceira Boa Prática identificada foi “Práticas de Gestão na AEP [Área de Estudos e Planeamento]”, cuja apresentação foi feita pela doutora Marta Pile. “Trata-se das práticas de gestão e planeamento do serviço, gestão de pessoas e acompanhamento do trabalho que temos seguido na AEP, com bons resultados”, resumiu, enumerando depois alguns dos seus aspetos: definição de objetivos estratégicos e operacionais, garantia de competências técnicas, salvaguarda de valores e atitudes ou a existência de um manual de acolhimento, por exemplo.