Nove estudantes do Técnico recebem bolsa em honra de alumnus de Engenharia Civil

Programa de bolsa de estudo “Engenheiro Augusto Ramalho Rosa” foi criada por Berta Marinho em homenagem ao marido, um antigo aluno do Técnico.

São já nove os estudantes do Instituto Superior Técnico que usufruem da bolsa “Engenheiro Augusto Ramalho Rosa”, um número que tem aumentado a cada novo ano de execução do programa. Celebrada no dia 18 de dezembro, a cerimónia viu serem renovadas seis bolsas e atribuídas outras três a novos estudantes. O programa foi estabelecido e nomeado em homenagem do marido de Berta Marinho, antigo aluno de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, sendo a bolsa dedicada a estudantes de licenciatura e mestrado nesta área.

Alexandre Francisco, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, parabenizou os bolseiros. “É sempre um prazer ver os nossos estudantes reconhecidos pelo trabalho que estão a fazer e pelo seu bom desempenho”, disse. Agradeceu também a Rita e Mariana Schreck, familiares que representavam Berta Marinho. “É sempre muito importante para nós que a sociedade reconheça o trabalho dos nossos estudantes”, acrescentou. Rita Schreck mostrou-se grata em nome da família – “ficamos muito felizes em saber que isto faz uma diferença nas vossas vidas”, adiantou. Admitiu que fica “sempre muito emocionada” quando ouve os testemunhos dos bolseiros que beneficiam da “ideia muito boa” de Berta, sua mãe.

De facto, todos os nove bolseiros quiseram deixar uma palavra de apreço para com as mecenas e o Técnico. “Vai ser a minha última vez nesta situação, mas por bons motivos”, explicou Rúben Batista na sua declaração. O aluno – que se disse “em vias de entregar a tese” – afirmou que, pelo contrário, certamente não será a última vez que se sentirá “grato pelo apoio que as mecenas [lhe] deram”. Assegurou que essa gratidão o acompanharia “ao longo de toda a vida profissional”.

Numa etapa diferente do percurso académico, frequentando ainda o 1.º ciclo, Diogo Leitão expressou o seu alívio em receber pela primeira vez esta bolsa. “É uma ajuda enorme – antes, estava a trabalhar e estava a ser muito difícil conciliar os estudos. Agora, posso dedicar-me completamente”, explicou. Dirigindo-se às mecenas, garantiu que espera poder retribuir o gesto no futuro.

Na edição deste ano, viram a sua bolsa renovada Rúben Batista, Tomás Oliveira, Edgar Sousa, Margarida Silva, Pedro Carvalho e Vitor Valverde. Receberam a bolsa pela primeira vez Beatriz Germano, Pedro Ruas e Diogo Leitão.