Novo programa de bolsas apoia talento do Técnico

Foi assinado esta terça-feira, 8 de setembro, um protocolo de colaboração entre o Técnico e o Rotary Clube de Lisboa que resulta na criação do “Programa de Bolsas de Estudo Alberto de Freitas”.

Os alunos do Instituto Superior Técnico terão no ano letivo que em breve se inicia mais um Programa de Bolsas ao seu dispor, graças ao protocolo celebrado esta terça-feira, 8 de setembro, entre o Técnico e o Rotary Clube de Lisboa(RCL). Por detrás destas bolsas está também o mecenato da família do engenheiro Alberto de Freitas, antigo aluno de Engenharia Civil do Técnico, e que simbolicamente dá o nome ao programa.

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na sede do Clube Rotário e contou com a presença do presidente do RCL, engenheiro Rui Matoso, do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, da vice-presidente do Técnico para a Modernização Administrativa, professora Isabel Ribeiro, e de alguns membros do Clube.

Agradecendo a escolha dos alunos do Técnico como destinatários destas bolsas, o professor Rogério Colaço partilhava que também ele foi bolseiro há 36 anos de um “programa que mudou a vida de muita gente, nomeadamente a minha”. Por isso mesmo, o presidente do Técnico fez questão de sublinhar a preponderância deste apoio “que é transformador para o país porque permite que o talento não seja impedido de crescer por questões financeiras”. “O Técnico tem os melhores alunos do país e é uma honra e um orgulho percebermos que a sociedade civil se disponibiliza a apoiar os nossos alunos, os futuros profissionais que vão criar valor para o nosso país”, declarou, ainda.

A mecenas, Maria Francisca de Freitas, que integra o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário(NRDC)- uma estrutura agregada ao Rotary Clube que desenvolve atividades de responsabilidade social- não conseguiu marcar presença na cerimónia, mas fez questão de fazer chegar a sua mensagem através do engenheiro Rui Matoso.  Frisando o percurso profissional “brilhante” e “pioneiro” do engenheiro Alberto de Freitas, a mensagem destacava que estas duas bolsas “são a melhor forma de perpetuar a sua memória, a sua bondade e o seu espírito solidário”.

No encerramento da cerimónia, o presidente do RCL, também alumnus do Técnico, realçou que o apoio à educação é uma das sete áreas de enfoque do Rotary Internacional, enumerando algumas das iniciativas levadas a cabo no cumprimento deste desígnio. Depois de partilhar que a atribuição destas bolsas está alinhada com as metas definidas pelo RCL para este ano e de justificar a escolha do Técnico como destinatário deste apoio, o líder dos rotários lisboetas frisou que este protocolo simboliza “um marco na ligação do Rotary Clube de Lisboa à área educacional, investindo em pessoas com um grande potencial para transformar a comunidade onde se inserem”.

Tendo como destinatários dois alunos carenciados da escola,  um do curso de Engenharia Civil e outro de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, as bolsas de estudo “Engenheiro Alberto de Freitas” custearão na integra as propinas dos bolseiros durante o ano académico de 2020/2021.   Mais informações sobre este programa de bolsas serão disponibilizadas na página do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA).