Nuno Maulide entre as 12 personalidades portuguesas que mais brilharam em 2021

O jornal “Nascer do Sol” aponta o antigo aluno como um dos portugueses que deu cartas nível internacional no último ano.

O antigo aluno e professor catedrático convidado de Departamento de Engenharia Química (DEQ), Nuno Maulide, integra a lista de 12 personalidades nacionais distinguidas pelo semanário “Nascer do Sol” por se destacarem ao longo do ano de 2021 nas respetivas áreas, dando cartas a nível nacional e internacional.

Ao longo do ano de 2021, o antigo aluno continuou de facto a brilhar além-fronteiras, mas também começou a ser reconhecido em Portugal, trilhando caminho na sua missão de tornar a Química menos complexa aos olhos do cidadão comum e desmistificá-la. Para tal, lançou o livro “Como se Transforma Ar em Pão?” que tem sido um sucesso de vendas.  Foi também eleito membro permanente da Academia de Ciências da Áustria, tornando-se assim o mais novo membro permanente e o único estrangeiro fora dos países germanófonos a conseguir este feito.

Nuno Maulide é professor catedrático de Síntese Orgânica na Universidade de Viena, onde dirige também o Instituto de Química Orgânica. Em 2019, aos 39 anos, foi eleito cientista do ano na Áustria e  em 2018 foi o vencedor do prémio Ignaz Lieben, atribuído pela Academia de Ciências da Áustria.

A sua paixão pela Química Orgânica nasce no Técnico, onde estudou Química.  Em 2004 conclui o mestrado na Ècole Polytechnique onde recebeu a menção de Summa cum Laude (frase utilizada para representar um aluno que se graduou com a maior distinção). Fez o seu doutoramento na Bélgica (Universidade Católica de Lovaina) e rumou depois à Califórnia onde completou o pós-doutoramento, na Universidade de Standford.

Voltaria à Europa, em 2009, para assumir a posição de Research Group Leader (líder do grupo de investigação) no instituto Max-Planck fur Kohlenforschung, na Alemanha. Foi o primeiro português a receber o prémio “Bayer Early Excellence in Science Award 2012” na área da Química. Desde 2013 é docente e investigador de Química Orgânica na Universidade de Viena. Ao longo destes 8 anos na capital austríaca tem conquistado inúmeras distinções.