Nuno Maulide é o autor da obra que desmistifica a Química simplicando-a

O antigo aluno do Técnico regressou esta sexta-feira ao Técnico para apresentar a obra.

“Como se transforma ar em pão?” –  a pergunta instigante, que desperta a vontade de saber mais, faz parte do título do livro de Nuno Maulide, antigo aluno do Técnico, e é uma das muitas questões do nosso quotidiano a que o cientista dá resposta de forma muito acessível, enquanto desmistifica a Química. Conhecido e já premiado pelo seu talento para comunicar Ciência, o alumnus aliou-se a Tanja Traxler- coautora da obra- e juntos deram vida a um livro divertido que nos ajuda a perceber como efetivamente a Química “é uma ciência sobre nós próprios e o universo que nos rodeia”. O Instituto Superior Técnico foi o local escolhido para a apresentação da obra em Portugal esta sexta-feira, 10 de setembro.

Ainda que com as restrições impostas pela pandemia na lotação do espaço, foram muitos os antigos colegas e professores do autor que fizeram questão de marcar presença no Anfiteatro Abreu Faro, palco que acolheu a sessão de lançamento, para testemunhar o momento e felicitar o antigo aluno.

Andreia Rasga, editora do livro, assinalou o “orgulho com que fazemos o lançamento em Portugal do livro do Nuno Maulide no Técnico, escola onde deu os primeiros passos na Química”, enaltecendo o valor que reside nesta obra e o talento do alumnus em aproximar a Ciência das pessoas. “Pela voz do Nuno a Química torna-se parte do dia a dia”, disse.

A apresentação da obra ficou a cargo da professora Matilde Marques, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE) e vice-presidente do Conselho Científico (CC). A docente não pôde deixar de lembrar o percurso académico de Nuno Maulide, e de como o seu talento se evidenciou desde cedo, sublinhando a sua capacidade em comunicar Ciência. “É um gosto ler este livro”, reiterou. Aproveitando a oportunidade, a professora Matilde Marques anunciou que a ligação do antigo aluno passará a ser ainda mais robusta, uma vez que se tornará professor catedrático convidado do Técnico.

Na sua intervenção, o antigo aluno não esqueceria o impacto desta passagem pelo Técnico e das ligações que criou na Escola, realçando que este é um “regresso a uma casa” que o “viu crescer”. Partilhando alguns detalhes sobre o processo de escrita do livro na versão original – em alemão, Nuno Maulide salientou que aquilo que realmente lhe interessa é que “este livro chegue às pessoas e que as pessoas digam: se calhar está aqui uma coisa que me pode dar jeito no dia a dia”. “A química não é algo de que se precise ter medo”, frisava mais à frente.

A obra “Como Se Transforma Ar em Pão: Estas e Outras Questões a Que só a Química Sabe Responder” já chegou às livrarias portuguesas e promete ajudar a combater esta desconfiança geral relativamente à Química, recorrendo a muito conhecimento e sobretudo desconstruindo-o.