O dinamismo da consultoria e as mais-valias de trabalhar na McKinsey

Através da sessão desta quarta-feira os alunos do Técnico tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor a consultora, desmistificando algumas ideias em torno da profissão, e percebendo o interesse da empresa no potencial dos estudantes da escola.

Ano após ano, as sessões em que a McKinsey Company se apresenta aos alunos do Técnico tendem a registar uma maior adesão. Esta quarta-feira, 16 de outubro, foi com muito interesse e curiosidade que os alunos do Técnico aderiram à sessão da consultora. Através do testemunho de três alumni que exercem cargos diferentes na McKinsey, foi possível aos estudantes perceber os valores da empresa, as dinâmicas de trabalho, as áreas de ação, as perspetivas de evolução de carreira e, acima de tudo, o valor que  a consultora vislumbra nos graduados da escola.

António Mósca, antigo aluno de Engenharia Mecânica no Técnico e engagement manager na McKinsey, foi o anfitrião da sessão, conduzindo a apresentação que deu a conhecer a consultora. Começando por evidenciar que o que distingue a empresa são “as pessoas, o conhecimento, a presença global, e a constante procura de inovação”, o alumnus enumerava depois o vasto espectro de clientes e áreas de ação da empresa. “Em Portugal, por exemplo, trabalhámos com 15 das 20 maiores empresas portuguesas”, referia a determinada altura o consultor. Gradualmente, a atuação global, a diversidade de projetos abraçados, e a aposta nas áreas do futuro que caraterizam a consultora iam ficando mais claras.

Tendo em conta o objetivo da sessão, grande parte do tempo foi dedicado a salientar as mais-valias de um percurso profissional na McKinsey. A valorização dos profissionais, a diversidade de tópicos que as funções de consultoria permitem tocar e a aprendizagem permanente foram alguns das vantagens evidenciadas pelos consultores presentes na sessão. “Sentimos que progredimos constantemente e que aprendemos muito de projeto para projeto”, sublinhava António Mósca. “Na McKinsey sentimo-nos verdadeiros instrutores daquilo que são os percursos das empresas, conseguimos perceber que as nossas recomendações são importantes e têm impacto”, acrescentava. E porque, como frisado inicialmente na sessão,  grande parte do sucesso da consultora são as pessoas que a compõem, ficaria para o fim a explicação deste interesse nos graduados do Técnico: “Esta é uma escola de referência, uma verdadeira piscina de talento. Vocês têm uma capacidade enorme para resolver problemas e simultaneamente são muito versáteis”, afirmava o engagement manager. “Acreditamos verdadeiramente no modelo de ensino no Técnico e sobretudo na capacidade dos engenheiros”, apontava ainda.

Do outro lado, a recetividade à informação passada era imensa como revelavam os semblantes  atentos e as perguntas que surgiam.

Da parte da tarde foi a vez dos estudantes do Taguspark contactarem com os consultores da empresa,  esclarecendo dúvidas e considerando novos caminhos profissionais.