Campus e Comunidade

“O futuro? Vou descobrir agora” – Estudantes colocados na 2.ª fase acolhidos no Técnico

Encontros com mentores e visitas aos campi estiveram no centro das atividades no primeiro dia de novos estudantes da Escola.

Os dias 16 e 17 de setembro marcaram o acolhimento aos novos estudantes do Instituto Superior Técnico, colocados na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), nos campi Alameda e Oeiras.

Entre kits de boas-vindas, encontros com mentores e visitas guiadas pelos campi, o primeiro dia de cada um dos mais de 115 novos estudantes da Escola ficou marcado pelo entusiasmo e pela consciência do percurso que agora começa.

No campus Oeiras, logo no dia 16, Mariana Rosa, estudante de Engenharia Informática e de Computadores, deu o tom: “Foi a minha primeira opção. Estou entusiasmada, mas prefiro não criar expectativas. O futuro? Vou descobrir agora”.

Já Afonso Vigário, que ingressou em Engenharia Eletrónica explica a escolha pelo Técnico: “falam muito bem desta faculdade, e também porque o meu primo estudou aqui”. “Este ano letivo espero conseguir acompanhar bem as aulas e talvez integrar o núcleo de estudantes de Engenharia Eletrónica”, complementa

Alexia Silva iniciou o curso deEngenharia e Gestão Industrialdestaca a influência familiar e a adaptação ao novo ritmo académico: “Escolhi o Técnico pelo renome e também porque o meu pai estudou cá. Foi a minha primeira opção e espero aprender muito”.”

No campus Alameda vários grupos de mentores e novos estudantes percorrem os corredores e espaços da Faculdade. Lara Pereira é uma das mentoras que conhece bem a Escola. Frequenta o 3.º ano de Engenharia Mecânica e é repetente nas lides da mentoria. “Falar com novos estudantes reativa o entusiasmo que às vezes se perde. É cativante”, explica. Gosta especialmente desta primeira interação entre mentores e novos estudantes porque “depois já é um grupo de amigos, já não marca pela diferença”.

O curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores foi a primeira opção de Tiago Pinto para o 1.º ciclo de estudos. Para o mestrado, “talvez robótica”. Espera ver o horário para perceber onde encaixar os hobbies que gostava de manter “desporto, música, leitura” e ainda “fazer alguns MOOC”. Sobre os núcleos de estudantes, juntar-se a algum ligado ao desporto é uma hipótese, garante.

Indecisa entre Engenharia Biomédica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, por ambas lhe permitirem o acesso ao mestrado na área de neurociências que ambiciona, Rita Figueiredo optou pela segunda. Conta que o Técnico “seja exigente”, mas ainda assim espera “gostar”. Agrada-lhe a vasta oferta de “atividades extracurriculares, workshops, estágios” que, garante, quer frequentar.

Reportagem do 1.º dia de acolhimento, da 1.ª fase: “Estávamos à tua espera”: Técnico iniciou três dias de boas-vindas a milhares de novos estudantes

Reportagem do 2.º dia de acolhimento, da 1.ª fase: “Envolvam-se na comunidade”: Segundo dia de acolhimento apresentou núcleos e projetos a novos estudantes do Técnico

Reportagem do 3.º dia de acolhimento, da 1.ª fase: “Cerca de 800 estudantes internacionais recebidos no último dia do acolhimento do Técnico”

Reportagem sobre receção aos familiares: Técnico recebeu famílias de novos estudantes em três sessões de boas-vindas

Reportagem sobre o orientation weekend: “Não consigo escolher uma memória favorita”: Estudantes internacionais do Técnico acolhidos com fim-de-semana de atividades

Todas as informações em: Primeiros Passos no Técnico | Guia Estudar no Técnico.

Fotogaleria.