Campus e Comunidade

O impacto do TecInnov em ideias com valor

A Área de Transferência de Tecnologia organizou uma sessão onde se partilharam ideias, dúvidas e resultados.

Já com duas edições realizadas do TecInnov – o Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias Inovadoras do Técnico, e com outra prestes a começar, a Área de Transferência de Tecnologia organizou esta terça-feira, 20 de fevereiro, um evento dedicado ao mesmo, que serviu para fazer um balanço das edições passadas, delimitar os objetivos pretendidos com o mesmo, mas também como aperitivo a futuros participantes.

“Estamos aqui hoje para mostrar os resultados deste programa, motivar os  futuros candidatos, e ajudá-los a adequar as suas ideias àquilo que este programa verdadeiramente procura”, afirmava logo de início o vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e ligações empresariais, o professor Luís Caldas de Oliveira, antes de passar a palavra ao representante da Thales, a empresa que pertence à rede de parceiros do Técnico e que apoia o programa. “Talvez vocês não saibam, mas a Thales é considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo e investe muito em investigação, e é por isto que estamos aqui, porque acreditamos que as vossas ideias têm valor e queremos ajudar-vos a transformá-las”, frisou Tiago Fonseca em nome da empresa.

Ninguém melhor para mostrar a abrangência e os resultados do programa que os vencedores da primeira edição. Os representantes do AAL4Life (Ambient Assisted Living Integrated Solution) e do WalkBot (Levantamento automatizado de dados de acessibilidade pedonal) expuseram, numa breve mas completa apresentação, as diversas etapas por que passaram e o impacto do programa no desenvolvimento da ideia inicial.

Beatriz Lopez e Mário Vieira,  membros da equipa do  AAL4Life – uma plataforma ligada ao envelhecimento, que entre outras coisas conjuga a estimulação cognitiva e a integração dos parâmetros de saúde dos seus utilizadores-  reiteraram as valências do seu projeto “na qualidade de vida dos mais idosos” e a evolução da ideia ao longo de todo o programa. “Depois do financiamento concedido pelo TecInnov, foi-nos permitido desenvolver vários aspetos do projeto, e apesar de já termos concluído o programa percebemos que queremos apostar na nossa ideia até chegar ao mercado”, vincou Mário Vieira.

A plateia não deixou de questionar processos, sugerir ideias  para as seguintes etapas dos projetos, e alguns aproveitaram para se inspirar nos exemplos de sucessos, alinhando estratégias já para a próxima edição.