Campus e Comunidade

TecInnov Inovação Social: o concurso que apoia projetos com real impacto na sociedade

A sessão de esclarecimento contou com a presença de Luís Cardoso Botelho em representação do Banco BPI que apoia esta iniciativa.

Decorreu esta terça-feira, 12 de março, uma sessão de esclarecimento em torno do concurso que promete ajudar a sociedade através da engenharia e da inovação, o TecInnov Inovação Social. Para apresentar e esclarecer as dúvidas da comunidade do Técnico acerca desta 1ª Edição Banco BPI Inovação Social estiveram disponíveis o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e as ligações empresariais, o diretor do banco BPI, Luís Cardoso Botelho, que apoia o projeto, e também os representes do Laboratório de Inovação Social- que concederá todo o apoio no desenvolvimento das ideias.  “Queremos que a sociedade fique beneficiada com o investimento nestes projetos”, começava por vincar o professor Luís Caldas de Oliveira, concedendo aos participantes da sessão algumas informações importantes quer ao processo de candidatura quer relativas ao percurso que os projetos selecionados deverão percorrer. “O nosso objetivo é daqui a 6 meses estarmos aqui a ouvir-vos explicar o que fizeram e como é que isso foi de facto algo diferente e com valor para a sociedade”, explicou o vice-presidente do Técnico.

Sucedeu-se depois a apresentação da professora Ana Carvalho e do professor Miguel Amaral, responsáveis pela criação do Laboratório de Inovação Social do Técnico. Depois de uma breve, mas completa apresentação, do que é o Laboratório de Inovação Social “que surgiu da necessidade de envolver os alunos de engenharia em questões sociais- como evidenciou a professora Ana Carvalho-, e das dimensões e redes de colaboração que o mesmo agrega, os dois docentes explicaram como é que esta estrutura pode apoiar os projetos candidatos ao TecInnov Inovação Social.  “A ideia é o laboratório apoiar-vos no desenvolvimento dos projetos no âmbito deste concurso, através da cedência do nosso espaço físico, mas não só. Somos uma espécie de conectores com as ‘pessoas chave’ para o desenvolvimento das vossas ideias”, frisava o professor Miguel Amaral.

“Esta parceria com o Técnico que faz agora 20 anos, é muito importante para nós, e tem sido muito frutífera para ambas as partes”, começava por evidenciar o diretor do BPI, referindo-se ao envolvimento do banco na Rede de Parceiros do Técnico, e na sequência do qual surgem iniciativas como o TecInnov Inovação Social. “O banco gosta de financiar ideias novas que aportem valor, e mais ainda ideias de âmbito social. Ao longo dos anos o banco tem vindo a apoiar iniciativas que permitam tornar a sociedade portuguesa mais igualitária, e por isso mesmo apoiamos de forma entusiasta e empenhada a realização desta iniciativa”, realçava de seguida Luís Cardoso Botelho. Destacando que este concurso “encaixa naquilo que o banco sabe e quer fazer”, o diretor do BPI afirmava ainda que este pode muito bem ser o início de um apoio aos projetos que se pode prolongar no tempo.

Ficaram reservados alguns minutos para as dúvidas dos participantes da sessão e para o relembrar de algumas datas.  Recorde-se que o prazo de candidaturas a esta 1.ª Edição Banco BPI do TecInnov Inovação Social termina no dia 17 de março e que os apoios concedidos por projeto podem atingir o valor máximo de 2.500 euros.