Campus e Comunidade

O intercâmbio entre a engenharia e a medicina foi tema de conversa no encontro da AAAIST

Dezenas de alumni do Técnico juntaram-se à mesa num jantar convívio, que teve como oradora convidada a CEO do grupo Luz Saúde.

A Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico (AAAIST) retomou a organização de  jantares temáticos que reúnem antigos alunos e alunos do Instituto Superior Técnico. O conhecimento, a experiência e as lembranças do Técnico sentam-se à mesa para momentos de convívio entre antigos colegas que se tornaram atuais especialistas das mais diversas áreas.

Cerca de 160 antigos alunos acederam ao convite da AAAIST e compareceram ao jantar desta quinta-feira, 15 de março, que teve como temática: “Doutores e Engenheiros- um pacto para a medicina do Futuro”. A convidada foi a engenheira Isabel Vaz, Presidente da Comissão Executiva da Luz Saúde. Depois do jantar, a engenheira química de formação explicou o que a levou a enveredar pelo ramo da gestão e a correlação que sempre vislumbrou entre a engenharia e a medicina, área em que trabalha atualmente, gerindo o grupo de saúde.

“Foram anos inesquecíveis os que passei no Técnico”, começou por lembrar a engenheira Isabel Vaz. Revendo as alterações tecnológicas que automaticamente acabam por influenciar a própria medicina, identificou os novos paradigmas da área, falou do impacto que a engenharia tem no dia-a-dia de todos e na saúde de cada um, nomeadamente no diagnóstico.  A Presidente da Comissão Executiva da Luz Saúde partilhou a sua convicção de que o caminho é efetivamente rumo a uma “parceria fabulosa do século XXI entre engenheiros e médicos, do qual eu tenho muito honra de já pertencer e ser protagonista”. “O futuro é feito de redes colaborativas, da junção do conhecimento coletivo”, resumiu.

Num ambiente animado, onde os engenheiros eletrotécnicos foram maioria, o Técnico e a multidisciplinaridade da engenharia dominaram as conversas. O próximo jantar irá realizar-se já em abril e terá como orador convidado o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico.