Campus e Comunidade

O primeiro passo rumo a uma competição global de Arduino

O workshop session deu a oportunidade aos futuros participantes do desafio de tirarem as suas dúvidas e aprenderem um pouco mais com uma equipa de especialistas.

Uma equipa da Thales deslocou-se ao Técnico esta quarta-feira, 18 de outubro, para preparar os alunos para a competição de Arduíno que a empresa se encontra a promover pela primeira vez. Cerca de 20 alunos marcaram presença no “Workshop session”, demonstrando um claro interesse em participar na competição.

Além de ouvir de perto os conselhos dos vários especialistas e fazer exercícios com Arduino, os participantes ficaram a conhecer melhor a empresa que promove este concurso e as várias vertentes em que atua. “Queremos dar-vos a conhecer os domínios nos quais trabalhamos, a diversidade e quantidade de setores em que atuamos, e para os quais recrutamos frequentemente pessoas”, afirmou o engenheiro João Salgueiro, Diretor de Marketing da Thales Portugal.

Este ano, 10 países participam nesta competição global: Reino Unido, EUA, Holanda, França, Portugal, Canadá, Oriente Médio, China (continente e Hong Kong), Austrália e Singapura. O Técnico é a única universidade portuguesa envolvida na competição. “Cerca de setenta universidades a nível mundial estão envolvidas neste projeto que tem como intuito aproximar a indústria da universidade”, reiterou o engenheiro João Salgueiro. Esta é a primeira etapa da competição, que se desenrola nas próximas 3 semanas, e que termina com uma “Showcase session” onde os estudantes serão avaliados. Depois disso a equipa vencedora a nível nacional competirá com as equipas vencedoras dos restantes países, podendo ter o privilégio de visitar um dos Centros de Investigação ou Hubs de inovação da empresa.