Parceria entre estudantes do secundário e investigadores do Técnico consegue lugar em feira de ciência internacional

No seguimento da Mostra Nacional de Ciência 2023, no Porto, o grupo conquistou a oportunidade de apresentar o seu trabalho na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), na Califórnia.

Recorrendo à ajuda de três professoras do Instituto Superior Técnico, um grupo de estudantes do ensino secundário terá a oportunidade de participar numa feira de ciência internacional, a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), que se realiza em 2024. Este convite surge como prémio após o projeto do grupo ter conquistado o segundo lugar na Mostra Nacional de Ciência 2023, no Porto.

Ana Paula Ribeiro, Ana Maria Ferraria e Luísa Margarida Martins, professoras do Técnico, viram crescer o projeto de Frederico, Jéssica e Madalena desde janeiro deste ano, altura em que os estudantes do Colégio Valsassina (Lisboa) estabeleceram o primeiro contacto com as docentes. Procurando desenvolver aplicações para o quitosano, um polímero obtido da quitina presente em cascas de camarão, os estudantes puderam desenvolver o seu trabalho nas instalações do Técnico, no campus Alameda, logo no mês seguinte, com o apoio das professoras.

O esforço conjunto culminou num produto impermeabilizante (a ser aplicado em materiais como tecidos de roupa) que a equipa apresentou na 18.ª edição do Congresso de Ciência, em Estremoz. Posteriormente, entre 1 e 3 de junho, compareceram também na Mostra Nacional de Ciência no Porto, onde o segundo lugar lhes valeu a oportunidade de viajar até aos Estados Unidos da América em maio do próximo ano para apresentar o produto ao júri da Regeneron ISEF.