Campus e Comunidade

PIC Challenge Day: Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico apresentaram projetos

1.ª edição do evento reuniu, no Campus Oeiras do Técnico, os melhores projetos com impacto nas áreas de processos industriais, serviços de saúde, sustentabilidade ambiental e transição energética.

A 1.ª edição do PIC Challenge Day teve lugar no dia 25 de junho, no Campus Oeiras do Instituto Superior Técnico e  reuniu os melhores projetos desenvolvidos por estudantes finalistas da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º Ciclo (PIC).

O projeto distinguido pelo júri, intitulado “Estudos de Otimização e Normalização de um Posto de Trabalho ao nível de Segurança, Ergonomia e Produtividade”, teve como foco a avaliação ergonómica de três postos de trabalho industriais, utilizando o método REBA (Rapid Entire Body Assessment). Com base na análise efetuada, foram propostas medidas de melhoria com impacto direto nas condições de segurança, conforto e produtividade dos trabalhadores.

“Os projetos tinham uma variedade bastante larga. Não nos focámos só em consultoria — também fomos à indústria e a temas mais subjetivos como a cultura, foi um grande treino para o mundo lá fora”, referiu Beatriz Tomé, estudante finalista e membro do grupo vencedor.

Tomás Carvalho, também estudante finalista, sublinhou o valor da experiência: “Foi uma iniciativa gira, que trouxe mais feedback, espírito de competição saudável e motivação para estarmos entre os grupos selecionados”. Acrescentou ainda que “é bom para as empresas verem o que se faz na licenciatura e o que os alunos andam a trabalhar ao longo do semestre, apresentar para tanta gente foi desafiante, mas muito gratificante”.

Com o objetivo de reforçar a ligação entre o meio académico e o setor empresarial, a iniciativa procurou incentivar a aplicação prática de competências adquiridas ao longo da formação, em resposta a desafios reais. Para a docente  Tânia Pinto Varela, coordenadora da licenciatura, esta 1.ª edição representou “um ponto de partida na promoção de uma ligação mais estreita entre estudantes e organizações”, sublinhando a importância da componente aplicada no percurso académico.

As apresentações refletiram a diversidade de contextos em que os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos, abordando desafios reais nas áreas dos processos industriais, serviços de saúde, sustentabilidade ambiental e transição energética. A diversidade temática evidenciou a capacidade de articulação entre teoria e prática em ambientes multidisciplinares.

Os grupos participantes foram previamente selecionados com base na qualidade e relevância dos trabalhos desenvolvidos. Cada equipa teve a oportunidade de apresentar o seu projeto em formato pitch perante um júri composto por representantes das empresas Kearney – integrante da Rede de Parceiros do Técnico – e Kaizen Institute, bem como por docentes da licenciatura. Após cada apresentação, seguiu-se um momento de debate, dedicado ao esclarecimento de aspetos técnicos e estratégicos.

Fotogaleria.