A 1.ª edição do PIC Challenge Day teve lugar no dia 25 de junho, no Campus Oeiras do Instituto Superior Técnico e reuniu os melhores projetos desenvolvidos por estudantes finalistas da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º Ciclo (PIC).
O projeto distinguido pelo júri, intitulado “Estudos de Otimização e Normalização de um Posto de Trabalho ao nível de Segurança, Ergonomia e Produtividade”, teve como foco a avaliação ergonómica de três postos de trabalho industriais, utilizando o método REBA (Rapid Entire Body Assessment). Com base na análise efetuada, foram propostas medidas de melhoria com impacto direto nas condições de segurança, conforto e produtividade dos trabalhadores.
“Os projetos tinham uma variedade bastante larga. Não nos focámos só em consultoria — também fomos à indústria e a temas mais subjetivos como a cultura, foi um grande treino para o mundo lá fora”, referiu Beatriz Tomé, estudante finalista e membro do grupo vencedor.
Tomás Carvalho, também estudante finalista, sublinhou o valor da experiência: “Foi uma iniciativa gira, que trouxe mais feedback, espírito de competição saudável e motivação para estarmos entre os grupos selecionados”. Acrescentou ainda que “é bom para as empresas verem o que se faz na licenciatura e o que os alunos andam a trabalhar ao longo do semestre, apresentar para tanta gente foi desafiante, mas muito gratificante”.
Com o objetivo de reforçar a ligação entre o meio académico e o setor empresarial, a iniciativa procurou incentivar a aplicação prática de competências adquiridas ao longo da formação, em resposta a desafios reais. Para a docente Tânia Pinto Varela, coordenadora da licenciatura, esta 1.ª edição representou “um ponto de partida na promoção de uma ligação mais estreita entre estudantes e organizações”, sublinhando a importância da componente aplicada no percurso académico.
As apresentações refletiram a diversidade de contextos em que os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos, abordando desafios reais nas áreas dos processos industriais, serviços de saúde, sustentabilidade ambiental e transição energética. A diversidade temática evidenciou a capacidade de articulação entre teoria e prática em ambientes multidisciplinares.
Os grupos participantes foram previamente selecionados com base na qualidade e relevância dos trabalhos desenvolvidos. Cada equipa teve a oportunidade de apresentar o seu projeto em formato pitch perante um júri composto por representantes das empresas Kearney – integrante da Rede de Parceiros do Técnico – e Kaizen Institute, bem como por docentes da licenciatura. Após cada apresentação, seguiu-se um momento de debate, dedicado ao esclarecimento de aspetos técnicos e estratégicos.