Campus e Comunidade

Pólo de Oeiras comemorou 24.ª aniversário com 1º Encontro de Alumni

Apresentações, debates e partilha de experiências entre atuais e anteriores estudantes do campus estiveram na base do evento.

O pólo de Oeiras do Instituto Superior Técnico celebrou, no dia 6 de novembro, o seu 24.º aniversário, reunindo dezenas de convidados entre antigos estudantes, professores, investigadores, parceiros e trabalhadores. A comemoração incluiu o primeiro Encontro de Alumni do campus, com partilha de experiências num ambiente descontraído de networking.

A celebração teve início com um welcome-cocktail, onde Sofia Cabeleira, responsável pela comunidade Alumni do Técnico, deu as boas-vindas aos convidados. A vice-presidente do Técnico para a Gestão do Pólo de Oeiras, Joana Mendonça, foi a anfitriã da primeira apresentação, intitulada “O Pólo de Oeiras no centro da Inovação e do Empreendedorismo”, destacando a importância do campus como impulsionador de novas ideias e tecnologias. “Ao som destas estrelas, vamos perspetivar o futuro e pensar o que visionamos para o nosso campus”, comentou, incentivando o público a refletir sobre o impacto da inovação promovida pelo campus.

Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, destacou a influência do campus no empreendedorismo e na formação de profissionais que são referência no mercado.

A programação avançou com um debate sobre “O papel do Técnico como catalisador para novas ideias”, moderado pelo também professor do Técnico José Epifânio da Franca. Entre os participantes estiverem Rui Jorge Santos, alumnus e Co-Founder da BEYOND FUELS, Diogo Santos, Partner na Iberis, e Maria Vilar, alumna e fundadora da Immersiv Studios, que partilhou a sua experiência: “Não é só a capacidade de resiliência e de trabalho que aprendemos no Técnico, mas a confiança de que somos capazes de fazer acontecer. Essa mentalidade de engenheiro, de descobrir, procurar e alcançar resultados, é o que nos impulsiona”. Os participantes enfatizaram o impacto do Técnico na construção de profissionais preparados para desafios complexos e competitivos.

Para encerrar a noite, os convidados reuniram-se para celebrar os 24 anos do Pólo de Oeiras, com o corte do bolo e brinde, contando com a presença do Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, que salientou a trajetória do campus. “São 24 anos de uma grande aventura. Daqui saíram muitos estudantes que estão a trabalhar em inovação e que fundaram empresas como a Talkdesk, um dos nossos unicórnios. Este ano saiu daqui o primeiro satélite totalmente concebido, projetado e construído por estudantes, em Portugal. É um orgulho estarmos aqui a comemorar.” O alumnus do primeiro curso do pólo Oeiras do Técnico (Engenharia Informática e de Computadores), Manuel Severiano, também destacou a importância das experiências vividas no Técnico: “a memória que permeia esse espaço é uma memória de oportunidades. Uma das coisas mais importantes era o sentido de comunidade”.