Presidente do Técnico empossou nova Comissão de Gestão do Campus do Taguspark

A cerimónia decorreu esta quinta-feira, 23 de janeiro, no auditório do campus.

A nova Comissão de Gestão do campus do Taguspark foi empossada pelo presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, esta quinta-feira, 23 de janeiro. Realizada publicamente pela primeira vez, a cerimónia de tomada de posse foi breve, mas repleta de simbolismo, juntando docentes, investigadores e funcionários do Técnico dos três campi e alguns parceiros da instituição.

Depois de empossada a professora Helena Galhardas como presidente da Comissão de Gestão, foram chamados a palco, para enunciar a declaração de compromisso de honra e a assinar o auto de posse, os restantes membros: os professores(as) Ana Moura Santos (Apoio ao Estudante e Mobilidade), João Paulo Carvalho (Infraestruturas), Maria Luísa Coheur (Serviços Académicos e Biblioteca) e a Susana Relvas (Recursos Humanos, Organização e Investigação). O professor Rui Prada, que ficará responsável pela área da Informática, não conseguiu estar presente na cerimónia e por isso tomará posse posteriormente.

Após um aplauso de saudação da audiência à nova comissão, seria altura de ouvir a intervenção da professora Raquel Aires de Barros, presidente do Conselho Pedagógico (CP), que além de felicitar os docentes recém-empossados, partilhou um pouco daquilo que tem sido a sua experiência nos órgãos da escola, ao longo dos últimos 8 anos. “Devo dizer que é um desafio fazer parte dos órgãos de gestão, e é também um privilégio, pois temos a possibilidade de poder levar por diante um projeto em que nos revemos e acreditamos”, declarou a docente. Evidenciando que estas funções exigem “muita dedicação, coragem, muito trabalho e fora de horas, e a capacidade de conciliar com a nossa vida familiar”, a presidente do CP expôs algumas das lições que tem retirado deste percurso. Ao salientar a necessidade de delegar e motivar as equipas com que se trabalha, a professora Raquel Aires de Barros vincaria que “não se faz nada sozinho nestes cargos”. “Para mim, as pessoas são de facto o mais importante e fundamental. E têm que ser respeitadas, ouvidas e envolvidas, de modo a fazer jus aos seus talentos, e colocando as suas capacidades e dedicação no projeto”, acrescentou.  A docente terminaria reforçando os votos de “sucesso, muita energia e otimismo” à nova comissão de gestão.

A intervenção da professora Helena Galhardas serviria não só para agradecer o voto de confiança que lhe foi dado, como também para expor a sua confiança nas potencialidades do campus do Taguspark.  “A maioria de vocês não sabe que antes de este edifício existir, já eu aqui vinha admirar o terreno em que iria ser construído este campus”, começou por afirmar. Recordando os seus primeiros tempos como docente neste campus e as enormes qualidades que sempre viu no projeto, na proximidade que propiciava, no espaço e no ambiente que o envolve, a vice-presidente do Técnico reiterou que volvidos quase “dezoito anos depois tudo isto ainda é verdade, com uma exceção: a dimensão de tudo isto amplificou-se”. “As oportunidades estão cá, é preciso é que sejam aproveitadas”, vincou.  Depois de agradecer ao presidente do Técnico a confiança, e aos elementos da sua equipa a parceria, a professora Helena Galhardas deixou uma palavra especial aos funcionários do campus: “Quero agradecer-vos por estarem sempre aqui e lutando contra eventuais ventos adversos que às vezes sopram. Conto convosco para fazer navegar este barco, ainda mais robusto e veloz”.

De forma espontânea e sem se querer estender muito, o presidente do Técnico, começou a sua intervenção explicando o porquê de ter feito questão de tornar esta tomada de posse pública, esclarecendo que existe uma mensagem por detrás desta decisão. “Com a realização deste evento quero deixar bem claro que o polo do Técnico no Taguspark é uma oportunidade que temos de aproveitar”, apontava. “A minha decisão e obrigação enquanto presidente do Técnico é valorizar aquilo que foi investido por todos neste campus”. Realçando algumas das limitações orçamentais que acompanham as suas ambições, reiterou que “dentro do pequeno investimento que consigo fazer, quero dar o sinal de que o Técnico quer investir aqui, valorizar este campus”. “E com esse sinal dado, irei procurar ajuda junto dos meus parceiros que estão aqui à volta. Este é o meu plano, é nisso que eu me vou empenhar neste e nos outros campi do Técnico”, disse, afirmando que conta com o apoio e ajuda de todos no cumprimento deste desígnio.

Galeria de Fotografias da cerimónia