Três dias intensivos de aprendizagem, de reflexão, aperfeiçoamento de ideias e de preparação de um produto para o mercado proporcionados pelo Lab2Market@Técnico, um programa de aceleração de inovação organizado pelo Técnico, que contou com a parceria da Everis e da i-deals. Apesar de haver um histórico com experiências semelhantes, esta foi a primeira vez que o programa, organizado pela Área de Transferência de Tecnologia do Técnico, assumiu estes contornos de envolvência que se estenderão por mais de 250 horas.
À frente do leque de atividades, e a orientar os desafios propostos aos três projetos seleccionados- LiderA2SMT (LiderA to Sustainable Management of Tourism in Urban Area), Biklio (Bike with benefits) e o ECities (Smart Cities to developing countries) , esteve o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e as Ligações Empresariais. A parte prática nunca se insurgia sem uma explicação muito clara dos benefícios que cada um traria na melhoria do produto. E se dúvidas houvesse dos resultados bastava passar os olhos pelas dezenas de post-its coloridos que as equipas iam usando para anotar os resultados do debate e reflexão de grupo, da análise de hipóteses e do aconselhamento dos consultores convidados.
As caraterísticas do produto, o perfil dos clientes, a delimitação do mercado e os ganhos estratégicos iam sendo delimitados pelos grupos, depois das questões e do redireccionamento dos vários consultores da Everis e da i-deals que marcaram presença. Angel Diaz, no início do segundo dia, evidenciava a satisfação da sua equipa “em trabalhar com pessoas jovens e com muito boas ideias”. “Vamos perceber a melhor maneira de vos ajudar, de melhorar o vosso projeto”, complementava Rui Machado da Everis, antes de se sentarem nas mesas, e explorarem os mais variados aspetos dos projetos, conferindo a perspetiva de mercado que a maior parte dos membros das equipas assumiram que estava em “falta”.
Filipa Bernardino, Matheus Oliveira, Maria Martins e João Bernardino foram os elementos da equipa da Biklio, uma aplicação gratuita que “premeia os utilizadores quando estão a andar de bicicleta”, detetando a atividade através da vibração, e sem necessitar de ligar o GPS, tornando-os elegíveis “para benefícios” na zona onde se encontram. Depois da aplicação chegar ao mercado no final de 2017, e de já ter um número considerável de utilizadores e um leque abrangente de lojas parceiras, a equipa decidiu participar neste workshop tendo em vista as oportunidades que daí podiam advir. “Decidimos participar porque estávamos muito interessados em aprender mais, sobretudo em relação a estratégias de marketing onde nenhum de nós tinha muito conhecimento, uma vez que somos todos engenheiros”, explica Filipa Bernardino. “Acho que foi muito útil porque estávamos a ir numa direção, percebemos que temos que nos focar em aumentar a rede, e como é que podemos fazer isso”, acrescenta. Depois do feedback, de todas as ideias que foram colocadas em cima da mesa, ou coladas na parede, a equipa revela-se mais confiante e preparada para fortalecer “esta ligação com o mercado que é sem dúvida muito importante para o desenvolvimento do produto, para o que vem a seguir”, revela a empreendedora. “Acho que numa startup não há como não gastar tempo neste tipo de iniciativas, procurando este tipo de conhecimento que é um investimento”, conclui.
As atividades desta primeira fase do Lab2Market@Técnico alertaram e prepararam para as etapas seguintes que o plano de trabalho do workshop impõe. Através do apoio dos consultores, pretende-se que nas próximas semanas as equipas apliquem a estratégia de mercado que alinharam. O próximo encontro ficou marcado para dia 1 de março, onde a aprendizagem continuará mas com base no “trabalho de campo”.