Primeiro dia da Semana de Acolhimento do Técnico recebe novos estudantes

A Escola recebeu grupos de novos estudantes de licenciatura e mestrado. Pela primeira vez, integrou também sessões de esclarecimento para familiares dos estudantes.

A sensação no ar é uma mistura de nervosismo e entusiasmo, mas os sorrisos de quem entra no Pavilhão Central não deixam margem para dúvidas – este é um dia de celebração para os estudantes que iniciam agora o seu percurso no Instituto Superior Técnico. A partir de hoje, 2 de setembro, dão entrada na Escola centenas de novos estudantes em cada um dos cinco dias da Semana de Acolhimento, a decorrer até dia 6.

Ao longo destes dias, os recém-chegados ao Técnico serão recebidos por colegas do seu curso – os mentores – que se voluntariaram para lhes apresentar os espaços, serviços e outros recursos que terão à sua disposição nos próximos anos. Prova disso mesmo é a visita guiada que estes mentores fazem ao grupo que lhes foi atribuído, percorrendo o campus Alameda e dando aos novos estudantes a oportunidade de conhecer os diferentes locais, contactar com iniciativas estudantis na Feira dos Núcleos de Estudantes e emitir os cartões do Técnico e da Universidade de Lisboa.

“Estou expectante”, confessa João Pais, que ingressa agora na Licenciatura em Engenharia Aeroespacial – “quero aprender e aproveitar a vida universitária”. Enquanto aguardava para conhecer os mentores que o irão acompanhar no seu processo de adaptação, o estudante oriundo do Porto partilha que tem interesse “pela área dos satélites e do espaço” há vários anos. A escolha do curso foi fácil – “tenho um amigo que está no segundo ano de Aeroespacial e que me falou muito bem do curso”.

Mariana Soares também ouviu elogios de estudantes do Técnico ao ponderar o curso no qual pretendia ingressar, acabando por escolher a Licenciatura em Engenharia Mecânica. No seu caso, o testemunho veio da vizinha, aluna de segundo ano que partilhou “gost[ar] imenso do ambiente”. “Muitas vezes as pessoas acusam-no de ser muito competitivo e ela deu-me a ideia contrária”, explica, acrescentando que escolheu o Técnico “principalmente pela reputação que tem” e porque conhece “várias pessoas que andam cá e que gostam”.

Da parte da tarde, os estudantes participam numa sessão institucional de boas-vindas onde conhecem vários dos órgãos da Escola, entre os quais o Conselho de Gestão, o Conselho Pedagógico e a Associação de Estudantes, seguindo-se a sessão de apresentação de dois cursos – as licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica (tendo os outros cursos afetos a si outros dias da Semana de Acolhimento). Nesta, os estudantes são recebidos pelos seus professores, tendo oportunidade de conhecer os docentes que farão parte do seu percurso académico.

É também durante a tarde que têm lugar as sessões de acolhimento de estudantes de mobilidade e internacionais, enquanto que, ao longo do dia, são recebidos os novos estudantes de Mestrado. Também os familiares dos novos estudantes têm sessões de boas-vindas a si dedicadas, para que possam conhecer melhor a Escola. Durante todas as manhãs da Semana de Acolhimento, cada dia terá a sessão afeta aos familiares dos estudantes que frequentam os cursos cujas sessões de boas-vindas decorrem nesse dia.

Na Alameda, as atividades de acolhimento prosseguirão ao longo da semana. O Polo de Oeiras receberá também, a partir de amanhã, os seus primeiros grupos de estudantes.

Todas as informações em: Primeiros Passos no Técnico | Guia Estudar no Técnico

A cobertura diária da Semana de Acolhimento: