Ciência e Tecnologia

Professor Arlindo Oliveira foi ao Palácio de Belém desmistificar a Inteligência Artificial

O presidente do Técnico foi um dos convidados do Presidente da República para integrar a iniciativa “Cientistas no Palácio de Belém”.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, foi esta terça-feira, 22 de janeiro, o convidado do Programa “Cientistas no Palácio de Belém” – uma iniciativa da Presidência da República que tem como objetivo o aprofundamento do interesse dos jovens em torno da atividade científica tendo como aliados conceituados especialistas das mais variadas áreas. Assim, e através da “paixão” e o “conhecimento” do presidente do Técnico foi possível a jovem audiência descobrir um pouco mais acerca da Inteligência Artificial (IA), e decodificar alguns medos que existem em torno da mesma.

O desafio proposto pelo Presidente da República (PR) não era em nada estranho para o professor Arlindo Oliveira: dar uma espécie de ‘aula’ – desta feita a alunos do secundário-, esclarecer dúvidas, partilhar detalhes sobre “o estado da arte”, transmitir conhecimento. O tema e a curiosidade que existe em torno da IA, ajudaram o presidente do Técnico a cativar a audiência como se tornaria evidente no período de perguntas que sucedeu à apresentação. As potencialidades das supermáquinas e o impacto das mesmas no mundo, os limites de evolução das mesmas, a hipotética extinção de algumas profissões e os obstáculos a enfrentar pelos humanos neste processo de confraternização com as máquinas foram alguns dos pontos abordados pelo professor Arlindo Oliveira ao longo dos cerca de 60 minutos em que decorreu a sessão.

Na breve intervenção com que encerrou a iniciativa, Marcelo Rebelo de Sousa teceu vários elogios ao professor Arlindo Oliveira e não esquecendo, claro, o Instituto Superior Técnico. “Têm aqui um grande cientista à vossa frente”, começava por frisar o Presidente da República, fazendo ainda referência ao “percurso científico notável” do seu convidado. “É presidente de uma grande escola portuguesa. Eu não gosto de comparar escolas, mas é uma das grandes escolas portuguesas e de grande prestígio internacional”, assinalava de seguida Marcelo Rebelo de Sousa, debruçando-se posteriormente sobre os desafios que estas mudanças digitais vêm impor à sociedade, ao sistema de valores e aos legisladores. “Anotei com muita alegria, o vosso nível de participação: muitas perguntas, boas perguntas em torno de grandes questões”, finalizava o PR.