Professor do Técnico recebe medalha de física da Academia Europeia das Ciências

Luís Oliveira e Silva é galardoado por “contribuições excecionais à física de plasmas, em particular no campo das interações de feixes de partículas e lasers”.

A Medalha Blaise Pascal foi criada em 2003 pela Academia Europeia das Ciências (AEC) com o intuito de reconhecer cientistas e professores com contribuições excecionais em domínios científicos. Um dos mais recente galardoados com esta distinção é Luís Oliveira e Silva, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, por “contribuições excecionais à física de plasmas, em particular no campo das interações de feixes de partículas e lasers”, segundo a AEC.

No texto com que anunciou a atribuição do prémio a 13 de maio, a Academia justifica a escolha de Luís Oliveira e Silva com a “dedicação firme aos avanços da física de plasmas, a par de investigação e liderança transformadores, [que] culminam no espírito de inovação e excelência celebrado pela Medalha Blaise Pascal”.

A medalha será entregue no evento 2024 Symposium & Ceremony da AEC, a ter lugar na sede da Academia de Ciências de Lisboa, a 29 e 30 de outubro. Durante este evento, Luís Oliveira e Silva será convidado a dirigir uma palestra no ámbito das suas áreas de especialização.

A par de professor catedrático do Técnico, o docente é também visiting professor na Universidade de Oxford. Conduz investigação no Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e foi nomeado Professor Distinto do Técnico em 2023.