Professor do Técnico recebe doação da Adobe Systems

O donativo surge no seguimento de um estágio realizado por uma aluna de PhD do programa de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em parceria com a CMU, e da qual o professor João Paulo Costeira foi co-orientador.

A história da doação de US$20.000 da Adobe Systems ao docente do  Técnico, o professor João Paulo Costeira,  começa através de uma aluna de PhD, a investigadora Shanghang Zhang, do programa de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores dual com a CMU, e co-orientada pelo professor José Fonseca de Moura e pelo professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. A investigadora candidatou-se e foi admitida a um estágio na Adobe Research. Por lá, as soluções que aplicou para tratar o problema que havia em classificar “desfocagem” assentaram fundamentalmente “no trabalho que desenvolvia na tese, onde recorre a arquiteturas inovadoras de redes neuronais para estimar tráfego urbano”, partilha o professor João Paulo Costeira. “Como reconhecimento pelo mérito da solução e da candidata, a Adobe pretendeu estabelecer uma colaboração com ambos os co-orientadores da Shanghang e as respetivas universidades”, acrescenta de seguida o professor do Técnico.

É no seguimento desta intenção que surge a doação da Adobe Systems como explica o professor do DEEC: “o modo que encontrou para nos incentivar a continuar a linha de investigação atual foi o de atribuir um incentivo pessoal a cada orientador”. Esta doação foi para o professor do Técnico “uma enorme surpresa”. “É comum nos EUA, mas foi a primeira vez que registaram uma universidade portuguesa na base de dados de colaboradores da Adobe”, frisa.

Para o docente esta doação é obviamente uma mostra do interesse das grandes empresas em trabalhar com investigadores desta casa e de criar laços com a escola. “O state-of-the-art evolui a uma velocidade impressionante. Quanto mais evoluída a empresa, mais valoriza esses progressos, e os concorrentes não estão parados”, justifica.