Professor Mário Figueiredo nomeado Fellow da European Association for Signal Processing

O docente do Técnico integra o leque restrito de cientistas distinguido pela EURASIP.

O professor Mário Figueiredo, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) foi recentemente nomeado “Fellow” da European Association for Signal Processing (EURASIP). A escolha do docente surge como reconhecimento das suas inúmeras contribuições na área, e é justiçada com a citação: “For contributions to optimization algorithms for sparsity-based and wavelet-based signal processing” [Por contribuições em algoritmos de otimização para processamento de sinais baseado em esparsidade e wavelets].

O docente do Técnico afirma que se sente “naturalmente, muito orgulhoso com esta distinção, a qual me coloca na companhia de um conjunto prestigiado de investigadores em processamento de sinais, no qual se inclui o meu colega (do Técnico e do IT), Fernando Pereira [EURASIP Fellow desde 2013]”. “Este reconhecimento é fruto de mais de duas décadas e meia de trabalho e, naturalmente, não seria possível sem os contributos de vários colaboradores, entre os quais gostaria de destacar o meu colega José Bioucas-Dias, que infelizmente já não está entre nós”, adiciona.

Todos os anos, a EURASIP elege um grupo restrito de académicos como “Fellows”, reconhecendo os “contributos notáveis no vasto campo de Processamento de Sinais”. Trata-se de uma nomeação de grande prestígio, restrita a um grupo de não mais de quatro investigadores por ano. São pouco mais de 50 os cientistas que integram a lista, de entre os quais apenas os dois docentes do Técnico são portugueses.

O prémio consiste num certificado que será entregue na cerimónia de abertura e entrega de prémios da EUSIPCO 2021, que este ano se realizará entre 23 e 27 de agosto. Ainda não se sabe, devido ao contexto pandémico, se o evento decorrerá em formato presencial ou virtual.

Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho de investigação em machine learning, processamento e análise de imagens e otimização,  o professor Mário Figueiredo é mesmo um dos académicos mais citados a nível mundial na investigação. É desde 2010, também  “Fellow” do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)  e “Fellow” da International Association of Pattern Recognition (IAPR), desde 2009.

Em 2019, recebeu o título de professor distinto do Instituto Superior Técnico. No ano passado,  à lista de reconhecimentos juntou-se a nomeação como membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.  Mais recentemente, o investigador do IT assumiu a coordenação do Lisbon Unit for Learning and Intelligent Systems(LUMLIS).