Campus e Comunidade

Professor Paulo Martins é o mais recente Doutor Honoris Causa da Universidade Técnica da Dinamarca

A longa e permanente colaboração do docente do Departamento de Engenharia Mecânica com a Universidade Técnica da Dinamarca ficou bem expressa nos discursos proferidos na cerimónia.

O docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), o professor Paulo Martins, tornou-se o novo doutor honoris causa da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). A homenagem ao docente do Técnico integrou o programa da cerimónia de comemoração anual da DTU, que teve lugar no dia 4 de maio, e que juntou centenas de convidados, alunos e funcionários da conceituada instituição.

“Um cientista excecional e extremamente ativo dentro da engenharia de fabrico”, dotado de “uma combinação verdadeiramente única de fortes competências experimentais e de um profundo conhecimento teórico que inclui o domínio da modelação numérica avançada”, foi assim que o professor Niels Bay, professor catedrático Emeritus da DTU, descreveu o docente do DEM, no discurso que antecedeu a homenagem. Fazendo referência ao âmbito e qualidade da investigação e também à avultada produção científica do investigador do IDMEC, ficou bem presente no discurso do professor Niels Bay, a colaboração que se foi alicerçando ao longo dos anos entre as duas instituições, graças aos laços que o professor Paulo Martins foi criando e alimentando.

A ligação entre o docente do DEM e a Universidade Técnica da Dinamarca além de forte é bastante longa e também o professor Paulo Martins não o esqueceu durante a sua alocução : “O Professor Niels Bay teve uma grande influência na minha carreira científica e académica”,  “apresentando-me à comunidade científica internacional, proporcionando-me a oportunidade de passar longos e felizes períodos na DTU, e explicando-me o verdadeiro significado da colaboração científica”, referiu na cerimónia o professor do Técnico.

A uns dias de distância do evento, depois das muitas felicitações que recebeu, o novo doutor honoris causa da DTU continua a fazer questão dedestacar “o orgulho com esta distinção que vai contribuir para o reforço da visibilidade internacional da minha área científica, do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Lisboa”.