Campus e Comunidade

Professora do Técnico eleita presidente da Sociedade Europeia de Ressonância Magnética

Patrícia Figueiredo ocupa o lugar desde o início de outubro, depois de já ter sido vice-presidente da Instituição.

A professora do Instituto Superior Técnico, Patrícia Figueiredo, é, desde o dia 5 de outubro, presidente da Sociedade Europeia de Ressonância Magnética em Medicina e Biologia (ESMRMB). Antes, a também investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) tinha sido vice-presidente do mesmo organismo.

Na última década, Patrícia Figueiredo tem desempenhado um papel ativo na ESMRMB, onde integrou o Comité de Educação entre 2016 e 2019, presidiu a 38.ª Reunião anual em 2021, antes de ser eleita para a faixa presidencial, em 2022. 

Licenciada em Engenharia Física pelo Técnico (1996), Patrícia Figueiredo concluiu depois o doutoramento em Neuroimagem na Universidade de Oxford (2003). Regressou ao Técnico em 2007, como docente do Departamento de Física, tornando-se, em 2011, fundadora do Departamento de Bioengenharia.

Na sua investigação, Patrícia Figueiredo recorre à ressonância magnética que combina com técnicas de encefalografia, tendo em vista perceber mais sobre a função cerebral tanto em indivíduos saudáveis como em pacientes que sofram de patologias neurológicas ou psiquiátricas.

A ESMRMB é uma sociedade sem fins lucrativos criada em 1984 com o objetivo de apoiar o ensino e a investigação no domínio da imagem por ressonância magnética e da espectroscopia em medicina e biologia. Conta atualmente com cerca de 800 membros, integrando uma comunidade multidisciplinar que inclui físicos, engenheiros, cientistas biomédicos, radiologistas, clínicos e técnicos de radiologia. 

Em dezembro de 2023, Patrícia Figueiredo conduziu a quarta Mastertalk, dedicada à oferta de mestrados do Departamento de Bioengenharia, no Centro de Congressos do Campus Alameda. No ano de 2022, foi uma das investigadoras da Escola a integrar no maior Consórcio Global de Inteligência Artificial.

*Texto em colaboração com o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)