Técnico acolhe a quarta MasterTalk, o programa dedicado à oferta de mestrados

Patrícia Figueiredo liderou a sessão afeta ao Departamento de Bioengenharia, a 14 de dezembro.

A capacidade de analisar o cérebro recorrendo a uma técnica não-invasiva como a ressonância magnética (MRI, na sigla inglesa de magnetic resonance imaging) “foi uma revolução médica”, nas palavras de Patrícia Figueiredo. A professora do Instituto Superior Técnico conduziu a quarta MasterTalk, dedicada às ofertas de mestrado do Departamento de Bioengenharia, durante a tarde de 14 de dezembro, tendo o Centro de Congressos do campus Alameda como palco.

Numa palestra intitulada “Olhando para o interior do cérebro e reparando-o: uma viagem de bioengenharia e engenharia biomédica”, a sessão incidiu sobre o percurso académico da professora e alguns tópicos relativos à sua área de investigação. Com doenças relacionadas com o cérebro como tema central à apresentação, Patrícia Figueiredo frisou o papel dos engenheiros biomédicos no percurso para o diagnóstico e tratamento destas disfunções, que se estima afetarem uma em cada três pessoas nalgum momento das suas vidas. Foram ainda abordados assuntos como neuroregeneração, o papel dos biomarcadores e a conjugação de MRI funcional com eletroencefalografia, bem como outras técnicas de imagiologia.

Helena Pericão e Sofia Azevedo estão a terminar as suas licenciaturas na área da biologia celular e molecular e vieram juntas à MasterTalk, curiosas com a possibilidade de ingressarem num mestrado do Técnico. Ambas se interessam por biotecnologia, porém por motivos diferentes – enquanto que Sofia pondera prosseguir algo ligado à farmacêutica, Helena prefere manter as suas opções em aberto, pretendendo saber mais sobre futuras oportunidades de Erasmus. Já Simão Fonseca, no seu terceiro ano de Engenharia Biológica no Técnico, veio à MasterTalk para decidir o passo seguinte a tomar. “Acho que há coisas muito interessantes nos vários cursos”, explica o aluno, ainda dividido na sua escolha. Quanto à palestra, destacou o facto de ter sido abordada a “interação que os alunos têm com os professores no decorrer dos projetos”.

Estas foram as perceções dos estudantes – e quanto às da professora? “Gostei imenso”, admite Patrícia Figueiredo, acrescentando que “foi fantástico poder ter tantos alunos interessados e com questões muito relevantes e interessantes”. A docente prosseguiu elogiando a iniciativa, afirmando que “é ótimo ver todos os esforços que têm sido feitos e este em particular para a disseminação tanto dentro como fora do Técnico. É muito louvável e tem de fazer-se mais”. Na sua opinião, “a disseminação [da oferta formativa do Técnico] é essencial – não é uma questão de ‘se’, mas sim de ‘como’”.

A oferta de mestrados do Departamento de Bioengenharia reúne sete cursos:

Agendada para 18 de janeiro, a próxima MasterTalk será conduzida por Ana Póvoa, incidindo sobre o Departamento de Engenharia e Gestão.