Professora Manuela Veloso eleita para a academia norte-americana de engenharia

A alumna do Técnico é a segunda mulher portuguesa a integrar o leque de membros da prestigiada instituição.

Manuela Veloso, antiga aluna do Técnico, professora Herbert A. Simon de Ciências da Computação na Carnegie Mellon University (CMU) e atual diretora de inteligência artificial do maior banco norte-americano, JP Morgan, foi eleita membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (NAE, na sigla em inglês).  A alumna é a segunda mulher portuguesa a integrar o leque, depois da engenheira bioquímica Paula Alves, investigadora do ITQB, ter sido eleita em 2021.

A investigadora de renome mundial foi distinguida “pelas contribuições na área da inteligência artificial, aplicações na robótica e na indústria de serviços financeiros”. A alumna do Técnico, e também vencedora do Prémio Maria De Lourdes Pintasilgo, integra a lista de membros eleitos pela Academia Nacional de Engenharia no presente ano, acrescentando esta prestigiante distinção à sua vasta lista de realizações.

A eleição como Membro da NAE está entre as mais altas distinções profissionais atribuídas a um engenheiro. A turma deste ano é composta por 111 membros americanos e 22 membros internacionais, cada um reconhecido pelas suas contribuições excecionais para a investigação, prática ou educação em engenharia.

Estes membros mais recentes elevam o total de membros norte-americanos para 2.388 e o número de membros internacionais para 310. Os engenheiros recém-eleitos serão formalmente empossados durante a reunião anual da NAE, agendada para 2 de outubro de 2022.

A NAE é um dos três ramos da prestigiada US National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine.  Fundada em 1964, é uma instituição privada, independente e sem fins lucrativos, cuja missão é promover o bem-estar da sociedade, impulsionando  a profissão de engenharia e mobilizando conhecimentos e experiência dos seus destacados membros para fornecer aconselhamento independente ao governo federal sobre questões que envolvem a engenharia e a tecnologia.