Protocolo Lx Data Lab entre o Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal de Lisboa

O Lx Data Lab tem como missão utilizar os dados do município nos mais variados campos de atividade e já conta com 26 desafios lançados.

Extrair valor dos dados reais do município de Lisboa, abrangendo diversas áreas de atividade, levou à criação de um protocolo entre o Instituto Superior Técnico com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), no âmbito do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa (Lx Data Lab).

Com mais de 13 intuições parceiras e 26 desafios lançados até ao momento, o Lx Data Lab tem como missão utilizar os dados do município nos mais variados campos de atividade (transportes, urbanismo, obras, sinalização viária, edificado, áreas verdes, tratamento de resíduos, painéis solares, etc.), criando soluções capazes de melhorar o planeamento, resiliência, segurança, mobilidade, a gestão operacional e de emergência na cidade de Lisboa através de soluções analíticas avançadas, por meio de ferramentas de inferência estatística, aprendizagem automática e outras técnicas de análise de dados.

Os protocolos de colaboração existentes com as diversas instituições de Investigação e de Ensino Superior, entre as quais o Técnico, permite o acesso por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) às Bases de Dados existentes e propor soluções analíticas, de diagnóstico e preditivas para diferentes dados urbanos contribuindo assim, de forma ativa, para a resolução dos problemas da cidade de Lisboa.

Os desafios lançados no âmbito do Lx Data Lab são publicados regularmente por parte do município, a que podem concorrer investigadores e docentes da Escola. Os desafios estão igualmente abertos a grupos de alunos, desde que coordenados ou apoiados por um docente do Técnico. Os desafios ativos poderão ser consultados na página oficial do projeto da Câmara Municipal de Lisboa.

Os interessados em serem atualizados sobre os novos desafios e informações sobre as iniciativas do Lx Data Lab podem subscrever a lista de e-mail criada para o efeito a partir da página do protocolo.