Radiações ao serviço da Sociedade e da Ciência

A 1.ª edição da CARISMA (Ciências e Aplicações das Radiações Ionizante na Saúde, Materiais e Ambiente), a Escola de Verão promovida pelo Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), teve lugar nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2020, no Técnico – Campus Tecnológico e Nuclear.

Durante 3 dias e sob o lema “Radiações ao serviço da Sociedade e da Ciência”, os participantes foram guiados por investigadores do C2TN e tiveram a oportunidade de explorar alguns dos tópicos estudados nesta unidade de investigação multidisciplinar, tais como como Ciências Radiofarmacêuticas, Proteção contra Radiação, Sistemas Terrestres, Radioatividade, Património Cultural e Materiais Avançados. Os temas foram selecionados, com o intuito de oferecer uma perspetiva abrangente sobre a investigação desenvolvida no C2TN e seu impacto na vida do dia-a-dia.

Para além da componente teórica, com várias aulas temáticas, a Escola contou com uma forte componente laboratorial, permitindo aos alunos experienciar esta componente essencial no trabalho de investigação científica.

Devido ao atual contexto de pandemia e de forma a assegurar todas as regras de segurança, esta Escola presencial foi limitada a participação de 10 alunos do ensino superior.