Road2EIA: o movimento que promete contagiar os alunos do Técnico

Este ano, em parceria com o Santander Universidades, a escola atribuirá 30 bolsas aos estudantes para que possam participar no programa internacional de empreendedorismo.

A European Innovation Academy( EIA) é apontada por muitos como como o maior programa universitário em inovação digital da Europa e nos últimos dois anos invadiu Portugal para contagiar os empreendedores portugueses. Apesar de ainda faltarem 4 meses para o evento, a onda de inovação já rola e esta segunda-feira, 8 de abril, invadiu o Técnico através do evento Road2EIA. Participantes de edições anteriores da EIA, um representante da organização por detrás da academia e vários potenciais candidatos a ingressar nesta aventura juntaram-se numa sessão que teve como intuito a divulgação da iniciativa, e onde se realçou o “ecossistema multicultural” e o “ambiente extraordinário” que carateriza a EIA.

Fazendo uma retrospetiva daquela que tem sido a participação do Técnico neste evento – 29 alunos da escola tiveram oportunidade de participar nas últimas duas edições da academia -, o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e as ligações empresariais, lembrou alguns detalhes que fazer a diferença no momento da candidatura, frisando ele próprio algumas das mais-valia que revê na participação neste programa. “É uma oportunidade única para todos os alunos do Técnico. E este ano oferecemos esta experiência 30 estudantes da nossa escola”, anunciava o vice-presidente, referindo-se às bolsas de participação oferecidas em parceria com o Santander Universidades.

Coube depois a Zeca Duarte, diretor de Negócios da EIA – e já com a curiosidade semeada pelo vice-presidente do Técnico – dar mais alguns detalhes sobre as dinâmicas do evento. Começando por mostrar dois vídeos que ilustravam o ambiente frenético de inovação- mas também de muita animação- que se vive no evento, o representante do programa não se cansou de elencar benefícios associados a esta experiência: “o networking, conhecimento, a aprendizagem multidisciplinar e as amizades” foram algumas das que ficavam no ouvido perante uma listagem vasta. “O nosso objetivo é educar os futuros empreendedores”, declarava a determinada altura Zeca Duarte. “E ensinamos competências que vos serão úteis para toda a vida, porque a aprendizagem é a nível é também a nível colaborativo e pessoal”, enfatizava de seguida. Não escondendo a intensidade e exigência do programa de 3 semanas, o diretor de negócios da EIA partilhava que ainda assim no final da participação o balanço da participação é notório para todos, mas principalmente para os próprios alunos que reconhecem o impacto da EIA nas suas vidas.

Foi desse mesmo efeito que se ouviu falar no painel seguinte através de Sofia Lança, Andreé Miranda, Maria João Jacinto e Tomás Pereira que tiveram a oportunidade de usufruir das bolsas de estudo do Técnico e integrar o programa de empreendedorismo. De forma muito personalizada cada um dos intervenientes partilhou as sensações, a aprendizagem, as dificuldades, e as expetativas que semana após semana a iniciativa permitia superar. “Este programa é incrível, e diferente de todo o tipo de programas de empreendedorismo, permitindo-nos experimentar algo único e criar conexões muito importantes para o resto da nossa vida”, referia Andreé Miranda, aluno de Engenharia Mecânica. A mesma ideia era prosseguida por Tomás Pereira, também estudante de Engenharia Mecânica: “A EIA permite-nos sair da caixa. Conhecer pessoas de vários sítios do mundo e com diferentes aprendizagens, mostrando-nos o lado mais trabalhoso e difícil do empreendedorismo, mas acima de tudo ensinando-nos a aproveitar oportunidades, a tornar ideias em projetos bem-sucedidas”.  A diversidade das equipas, as etapas do processo, os conselhos preciosos dos mentores e o próprio nervosismo foram sendo desvendadas pelos participantes que iam deixando bem claro que é todo o conjunto que torna a experiência “tão gratificante”.

No seguimento do entusiasmo que esta sessão gerou nos que nela participaram e como forma de contagiar os alunos do Técnico com este movimento durante o mês de abril, a TT@ Técnico organizará um conjunto de eventos que abrirão caminho para uma melhor perceção de todas as skills que estão acopladas a esta experiência, siga-se ou não o caminho do empreendedorismo.