ROB9-16: À descoberta da Inteligência Artificial

A próxima edição do Rob 9-16 (rob.tecnico.pt) realizar-se-á em breve

Nas férias da Páscoa de 2022, de 11 a 13 de abril, o Técnico promoveu mais uma edição da Semana Maker do Rob9-16 dedicada à inteligência artificial e à machine learning. Durante três dias, estudantes do ensino básico e secundário participaram em atividades como Introdução ao Machine Learning, Shoot the bug: Programação do sistema de treino e Demonstrações de Inteligência Artificial.

Com a inteligência artificial no pensamento, nos dias 11, 12 e 13 de abril, alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário trocaram as mesas das escolas pela sala de atividades Rob9-16 do Técnico, no campus do Taguspark, em Oeiras. Para Margarida e Bernardo, ambos alunos do Ensino Secundário, mas em anos diferentes, a participação nas atividades tinha objetivos distintos. Para Margarida, aluna do 12.º ano e a meses de decidir o seu futuro académico, esta oportunidade foi “vital para alinhar caminhos e limar certezas”. Entusiasmada por Engenharia Mecânica, Margarida, aluna da Escola Secundária Miguel Torga, recomenda iniciativas como esta a quem, como ela, tem à porta a entrada para a Universidade.

Brincar e aprender são coisas que podem acontecer em simultâneo e exemplo disso foram as atividades práticas e divertidas que foram sendo apresentadas nesta e noutras edições do programa Rob9-16. “Os monitores tornaram a aprendizagem de cada uma das atividades muito acessível e entusiasmante”, relatam Margarida e Bernardo, no último dia deste programa. “Nunca foi esquecida a componente prática de cada atividade e isso permitiu-nos conhecer temas complexos, mas de um modo descontraído e lúdico”. “Sei que vou querer chegar a casa e voltar a testar alguns dos exercícios que aqui fiz”, acrescenta Margarida.

Bernardo, aluno da Escola Secundária de Coruche, falou-nos da sua experiência nas atividades destes três dias e da sua preocupação com a entrada na Universidade, daqui a dois anos: “Estou no 11.º ano e preciso de começar a pensar nas áreas que mais gosto, como gosto de tantas, preciso destas experiências para me ajudar a decidir”. Entre o entusiasmo trazido pelas atividades desta semana e a preocupação com o futuro, Bernardo ressalva: “O importante é garantir que terei as melhores notas para que isso não me impeça, depois de decidir a área que quero, de ingressar no curso que pretendo por falta de média adequada”.

Caroline, monitora nesta iniciativa e aluna de Engenharia e Gestão Industrial no Técnico, explica que os participantes estiveram muito interessados e se mostraram muito curiosos pelas atividades que foram desenvolvidas. “Ter a oportunidade de aprender, ensinando, é um enorme privilégio, sentimos que, com estas atividades, tocamos a vida de cada um destes jovens e que o impacto destas iniciativas é realmente positivo e determinante.”