Santander concede 4 bolsas de estudo a estudantes do Técnico

O programa de bolsas de Estudo “Emergência Covid-19 IST – Santander” surgiu no ano letivo anterior e este ano manteve-se, apoiando mais 4 jovens alunas.

Foi num ambiente intimista, marcado pela partilha e pela gratidão, que se oficializou a entrega de 4 bolsas de Estudo “Emergência Covid-19 IST – Santander”. A cerimónia de assinatura dos contratos de bolsa decorreu em formato remoto esta terça-feira, 4 de maio. Beatriz Coelho, estudante do mestrado em Biotecnologia, Letícia Jasse, aluna da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, Mafalda Matos, estudante do mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo, e Paulina Wykowska, aluna da licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, são as novas beneficiárias deste programa de bolsas que surgiu para apoiar os estudantes que passam por um período de carência económica, em função de alterações no rendimento dos seus agregados familiares  devido à pandemia.

Como sempre, o vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, foi o porta-voz da preponderância que a Escola atribui a estas bolsas e aos mecenas que as financiam. “É sempre muito importante, vermos os nossos alunos reconhecidos não só pelo seu desempenho académico, mas também pelas suas qualidades enquanto estudantes e membros da nossa comunidade”, declarou o docente. Ao Santander agradeceu a iniciativa e a vontade de ajudar “em particular nesta altura tão complicada que vivemos e em que todos estamos a sofrer com o impacto da pandemia e sujeitos a várias limitações”.

Sem meias-palavras, as bolseiras expuseram o quão relevante é este apoio, assim como o estímulo representa.  “Sinto que estas iniciativas de atribuição de bolsas são uma mais-valia para todos os estudantes, porque revelam valorização e representam um incentivo para os seus percursos académicos”, vincou Beatriz Coelho. “Obrigada por me fazerem sentir privilegiada e mais confiante na estabilidade do meu futuro”, adicionou a aluna de mestrado em Biotecnologia. Também Letícia Jasse referiu na sua intervenção a motivação que esta bolsa lhe fornece, “permitindo-me focar nos meus objetivos e assim alcançar os meus sonhos”, além de claro ser “um grande apoio para mim e para minha família”, declarou.

Depois de felicitar a iniciativa, e de agradecer ao Técnico e Santander por a promoverem, Mafalda Matos destacou um dos aspetos inerentes a estas bolsas de estudo: o voluntariado que os bolseiros têm que fazer como forma de retribuir a ajuda que lhes é dada. “Acredito que o mundo é melhor com as pequenas ações de cada um, portanto esta ajuda acaba por ser uma maneira de eu também ajudar os outros através do voluntariado”, afirmou a aluna do mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo. Paulina Wykowska, por sua vez, definiu esta bolsa como um privilégio e lhe causa “um sentimento de grande alívio e felicidade”. “Era algo que não estava à espera e acredito que esta bolsa vai ajudar-me a continuar os meus estudos com mais facilidade e menos preocupações na minha mente”, rematou, com um sorriso, a aluna de Engenharia Informática.

Lembrando que o Santander tem assumido ao longo dos anos “um compromisso para o crescimento inclusivo, sustentável da sociedade com uma aposta forte na educação, contribuindo para o progresso e o desenvolvimento das pessoas e sociedade”, a doutora Sofia Frère, diretora-geral do Santander Universidades referia que os 3 eixos de ação do banco na prossecução deste objetivo são: a educação – potenciando o acesso ao ensino e sobretudo ao ensino superior, o empreendedorismo e a empregabilidade. “É sobretudo através das instituições de ensino superior que implementamos a nossa estratégia e damos corpo aos nossos objetivos. O caso da parceria com o Técnico no âmbito da atribuição destas bolsas vem exatamente no seguimento daquilo que queremos fazer”, frisou, em seguida.  Felicitando as alunas, a diretora-geral do Santander Universidades terminava a sua intervenção desejando às jovens “o maior sucesso na vida académica e que prosperem da melhor maneira na vossa vida profissional, conquistando o mundo empresarial como querem fazer”.

A professora Ana Carvalho, coordenadora da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, o professor Arsénio Fialho, coordenador do mestrado em Biotecnologia, o professor Luís Veiga representante da presidência do Departamento de Engenharia Informática(DEI), Carla Patrocínio, coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia, e Isabel Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), também participaram na cerimónia testemunhando este “momento especial”.

Recorde-se que este programa nasce no ano letivo anterior, com o Santander a apoiar 10 alunos da Escola com estas bolsas.