“Sejam muito bem-vindos ao Técnico, que é a vossa nova casa”

Novos estudantes continuam a chegar ao Técnico. Terça, dia 13 de setembro, foi dia de receber estudantes de Engenharia Física Tecnológica, Matemática Aplicada e Computação e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (campus Alameda) e de Engenharia Informática e de Computadores (campus Taguspark).

“Escolhi o Técnico pela reputação, o ambiente e a proximidade”, conta Inês Barbosa, que acaba de entrar no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, campus Alameda. “Fiquei feliz e realizada, quando soube que entrei no Técnico”, disse-nos a Ana Rita Rosa, entrou no curso de Engenharia Informática e de Computadores, campus Taguspark. Quanto ao acolhimento com que o Técnico os está a receber, Filipe Viseu, de Matemática Aplicada e Computação, refere o bom acompanhamento que está a criar boas expectativas para os tempos que aí vêm.

Na Alameda, fez-se a Sessão de boas vindas aos estudantes dos cursos que vieram conhecer o seu campus, antes de serem acolhidos pelos seus novos professores. “Sejam muito bem-vindos ao Técnico, que é a vossa nova casa”, foi a mensagem transmitida pelo professor Alexandre Francisco, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, na abertura da sessão. Num Centro de Congressos cheio, contou que também ele começou o seu caminho como novo estudante do Técnico, desejando que o percurso que agora começa “seja tão bem sucedido como o meu, há uns anos”. Terminou referindo que “é um prazer tê-los cá e espero que a vossa jornada aqui seja de sucesso”.

A professora Teresa Peña, presidente do Conselho Pedagógico (CP), deu também as boas-vindas aos novos estudantes, referindo que “vão entrar neste mundo fantástico da Ciência e Tecnologia” e fez a apresentação deste órgão, referindo a paridade de estudantes e professores na sua composição.

“O Técnico não se faz sozinho”, Leonor Matos, membro do conselho executivo do CP e estudante de Mestrado em Engenharia Biológica, referiu a importância da participação dos estudantes na vida da Escola e nos seus órgãos. Sublinhou também a conciliação do estudo com a vida pessoal e afirmando que “todo o vosso esforço vai ser recompensado”.

“Ser estudante do Técnico é uma responsabilidade para contribuir para uma sociedade mais justa”, de acordo com o presidente da Associação dos Estudantes do Técnico (AEIST), Gonçalo Mamede. Apresentou aos seus novos colegas a AEIST, referindo-se também à existência dos muitos núcleos de estudantes no Técnico e à nova etapa que agora começa. Gonçalo Mamede havia ainda de dar como exemplo António Guterres e Maria de Lourdes Pintasilgo como referências que já passaram pelo Técnico. No final da sua intervenção, o Presidente da AEIST deixava um conselho aos novos estudantes: “aproveitem o Técnico”.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Física Tecnológica, Matemática Aplicada e Computação e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores foram depois para as sessões de curso, onde conheceram os professores que irão ter durante a licenciatura e os tutores que lhes foram atribuídos.

Mais informações.