Semana dedicada à Robótica conquista os mais novos

Mais de duas dezenas de alunos dos 2º e 3º ciclo invadem, durante os próximos dias, o campus do Taguspark para aprenderem mais sobre robótica e eletrónica.

O Filipe tem 12 anos, entrou de férias na semana passada, e por ele “estava em casa a jogar computador”. A mãe não lhe fez a vontade e tendo em conta as várias atividades que o ROB9-16 – Férias de Verão – oferece não hesitou em inscrevê-lo. “Ela achou que eu ia gostar”, conta Filipe não denunciando de imediato o facto de que a mãe tinha razão.  Filipe e mais 27 alunos do 2º e 3º ciclo, são a primeira vaga de participantes deste programa de Verão do clube de robótica e eletrónica do campus do Taguspark, do Instituto Superior Técnico.

O Miguel e o Pedro são os colegas de grupo do Filipe, e por sua vez foram eles que pediram para participar: “robótica é uma das minhas atividades extracurriculares e eu gosto muito. Assim que o meu pai me falou de passar uma semana aqui, alinhei logo”, conta Pedro.  A audácia com que já programam os pequenos robôs não reflete que apenas passaram algumas horas desde o início das atividades. Depois de “abrimos um robô, percebemos os componentes, aprendemos a programá-lo, e agora estamos a configurá-lo para conseguirmos contornar o itinerário”, explica Miguel não tirando os olhos e as mãos do pequeno robô. “São autênticas esponjas, questionam tudo e querem saber sempre mais”, declara Tiago Barra, um dos mentores responsáveis pelo ROB9-16.

Além da programação, soldar, fazer cabos de rede, imprimir e desenhar em 3D, são outras das atividades que durante a semana vão pautar o quotidiano destes “engenhocas”, como se vão chamando uns aos outros. “Planeamos atividades diversas para conseguirmos prender a atenção deles e no final termos uma semana produtiva”, partilha Tiago Barra.  “Este tipo de atividades ajuda-os muito a saber pensar, fomenta a competitividade e simultaneamente também os diverte”, acrescenta o mentor.

Entre uma e outra tentativa, os vários grupos mistos lá vão descobrindo como contornar o desafio. Quase a terminar, o entusiasmo de Filipe já não deixa espaço para dúvidas: está claramente conquistado. “O Steve Jobs e muitos outros, não tiveram atividades destas e fizeram história, portanto sabe-se lá onde um dia vamos ver estes miúdos. O futuro é deles”, afirma Tiago Barra, antes de se ver de novo rodeado pela excitação e as dúvidas dos mais novos.