Uma semana dedicada a debater e partilhar estratégias de internacionalização

Através de um ambiente descontraído e informal, os participantes da International Staff Week têm oportunidade de debater os desafios e as ferramentas essenciais nesta área.

Fortalecer a cooperação com  outras instituições de ensino, partilhar experiências, facilitar o trabalho em rede e descobrir conjuntamente novas oportunidades e estratégias de internacionalização são os objetivos da International Staff Week  (ISW). Depois do sucesso e do ótimo feedback da 1.ª edição, a iniciativa repete-se ao longo desta semana, entre 7 e 11 de outubro, com um programa ainda mais diverso e consistente. Cerca de 65 profissionais provenientes de universidades de vários países e ligados à área da internacionalização no ensino superior responderam ao repto de participação lançado pelo Técnico. Os participantes serão ao longo da semana envolvidos em atividades ardilosamente preparadas que lhes permitirão criar laços, ampliar parcerias, trocar conhecimentos, aprofundar estratégias de ação, e acima de tudo continuar a evoluir no campo da internacionalização. Além das habituais palestras, a partilha de conhecimentos surge através de workshops, atividades de grupo e vários momentos de networking.

A sessão de abertura ficou a cargo do vice-presidente do Técnico para a gestão administrativa, professor Jorge Morgado, que partilhou em nome do Técnico “a honra e o prazer” de receber os participantes de mais uma edição da ISW. Focando a importância que a internacionalização tem na escola, o vice-presidente do Técnico frisou a relevância desta troca de conhecimentos e experiências entre as diversas equipas ligadas à internacionalização. “Este tipo de eventos são muito relevantes porque nos permitem aprender juntos, partilhar ideias, descobrir conjuntamente novas ferramentas para nos aproximarmos dos estudantes”, sublinhou. Destacando as mudanças no ensino e as exigências das novas gerações e de um mundo em constante mutação, o vice-presidente do Técnico frisava o quão fulcral é alinhar estratégias e fomentar a promoção de ideias, enfatizando o programa rico que os participantes têm à disposição na ISW.

Posteriormente, a organização da ISW preparou um pequeno jogo que permitiu principiar o estreitamento de laços. Através de um papel – que sob a forma de globo ou avião se trocaria com um dos outros participantes – ficou a conhecer-se o nome, a instituição, a cidade preferida e através de um adjetivo a forma como cada um vê Portugal.  Lituânia, Eslovénia, Holanda, Suécia, Polónia e Alemanha são apenas alguns dos países de origem dos participantes.

As estratégicas de internacionalização, o impacto dos programas conjuntos e claro as estratégias de recrutamento são alguns dos tópicos que ao longo da semana vão ser explorados de formas distintas e por diferentes protagonistas em workshops ou palestras. Um dos pontos altos do programa é o já conhecido  International Day que se realizará no dia 10 no campus da Alameda, dando aos alunos do Técnico a oportunidade de explorarem as diversas opções de programas de mobilidade.