Um carro de Fórmula 1 acelera na pista, choca com a barreira. Fica virado no sentido contrário. O condutor sai ileso e levanta-se a rir do assento. Foi a primeira experiência de Renato Orellana, estudante equatoriano do Mestrado em Data Science e Engenharia, num simulador. “Adorei”, resume à saída. Conta que frequenta o Técnico Innovation Center powered by Fidelidade para estudar e foi assim que se apercebeu da 32.ª edição da Semana Informática do Instituto Superior Técnico (SINFO), a maior feira de tecnologia, de entrada livre, do país.
As palestras da tarde do segundo dia da SINFO são dedicadas à animação. Ere Santos, da Disney, é o primeiro a falar. Trabalhou como animador em filmes como Vaiana 2 (Moana 2, no original) e para além de partilhar fontes de inspiração – por vezes do quotidiano – enfatizou a importância de “ter e manter uma opinião” no decurso de qualquer experiência profissional. Já Sondra Verlander, a trabalhar na DreamWorks, focou-se nos processos da área a que se dedica na atualidade, efeitos visuais. Durante a apresentação, a especialista mostrou imagens – normalmente só acessíveis às pessoas que participam no desenvolvimento dos filmes – do antes e depois da aplicação de vários filtros e da renderização e lembrou a importância de “manter a viabilidade financeira da produção” de um filme.
São as palestras “o que traz pessoas”, explica Lucas Pinto, da organização da SINFO, vincando que “as internacionais”, como as de Ere Santos e Sondra Verlander “costumam encher”. Os jogos, a procura do primeiro emprego ou de estágios de verão são também fatores que atraem visitantes. “[A SINFO] é uma semana informática mas também é uma feira de emprego”, conclui.
A frequentar o 2.º ano de Engenharia Física, Margarida Pereira visita a SINFO pelo segundo dia. Quer perceber “o que existe para além da física” para a ajudar a escolher um caminho para lá do Técnico e, como “as empresas mudam todos os dias” e o dia anterior “foi bastante interessante”, pretende “ver o que acontece durante a semana”.
A SINFO é uma organização sem fins lucrativos constituída inteiramente por estudantes universitários. Workshops, tech talks de oradores nacionais e internacionais, apresentações de empresas de TI ocorreram entre 17 e 21 de fevereiro, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, em Lisboa.