Startup com ADN do Técnico é uma das vencedoras dos World Summit Awards

A plataforma zoomguide, desenvolvida para tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, destacou-se na categoria "Cultura & Turismo".

A plataforma zoomguide, desenvolvida pela startup com o mesmo nome e com o cunho do antigo aluno do Técnico, Afonso Cunha, é um dos vencedores dos World Summit Awards (WSA), a iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social, envolvendo cerca de 180 países. A plataforma que pretende tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível  conquistou o galardão na categoria “Cultura & Turismo”.

Afonsa Cunha que além de cofundador é também diretor executivo da startup é o porta-voz da “satisfação e entusiasmo” com que a equipa de empreendedores recebe este reconhecimento, juntando-se “a um leque de soluções digitais inovadoras que estão a resolver grandes desafios globais”, como o próprio destaca. “Para nós, este prémio é mais uma motivação para cumprirmos a nossa missão e ajudarmos a tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível para todos – estamos apenas no início”, frisa o antigo aluno do Técnico.

A zoomguide integra o rol de 40 soluções de 29 países premiadas pelo júri internacional, e selecionados de entre aproximadamente 8000 projetos e produtos. Os projetos vencedores representam um conjunto de soluções digitais mundiais que estão a contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A plataforma desenvolvida pelo antigo aluno do Técnico é uma espécie de guia turístico dos tempos modernos, “alimentado” por inteligência artificial e que permite uma experiência mais imersiva. Através de uma aplicação web, os utilizadores podem tirar uma simples fotografia com o telemóvel a um ponto de interesse conhecer a sua história tendo acesso a conteúdos multimédia variados que complementam a visita a espaços turísticos e culturais.

As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse. A tecnologia usada pelo projeto dispensa qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou beacons.

Os WSA foram criados em 2003, pela International Center for New Media, uma organização austríaca, no enquadramento da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, das Nações Unidas, onde se discutiu a necessidade de tornar as Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis a todos. A iniciativa conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e procura selecionar e promover a inovação digital local para melhorar a sociedade.