Na final do CSAW, onde competiam as melhores equipas de Segurança Informática do mundo, a Security Team do Técnico (STT) ficou em 5º lugar entre as equipas europeias e em 13º lugar globalmente entre 55 equipas. “A final correu extremamente bem e estivemos sempre a trocar entre 3º, 4º e 5º lugar com outras equipas”, conta o professor Pedro Adão, coordenador da equipa.
Na competição de 24 horas que decorreu quase simultaneamente em 4 locais, a equipa do Técnico competiu em França com as 10 melhores equipas universitárias europeias. Diogo Silva, Filipe Casal, João Godinho e Vasco Franco foram os alunos que representaram o Técnico nas várias categorias do Capture The Flag (CTF), cada um com especialidades diferentes, o que se revelou uma mais-valia significativa visto que “os problemas da competição foram também bastante equilibrados pelas diferentes categorias de problemas”, assinala o professor Pedro Adão.
A STT esteve durante muito tempo no pódio e “bastava resolvermos apenas mais um problema para nos colocarmos em 3º lugar”, partilha o professor. O objetivo acabou por falhar apenas pelo desgaste da equipa, como explica ainda o professor. “Além de ser uma competição muito técnica, é também uma maratona e no final da competição já não estávamos a 100% das capacidades”, revela. Ainda assim a equipa está claramente orgulhosa do 5º lugar e das conclusões e provações que retiraram: “conseguimos competir ao vivo contra equipas muito boas, o que mostra que a STT é capaz de formar estudantes especializados em várias áreas de segurança”, frisa o coordenador da equipa. Em vista têm já bem presente a próxima meta: atingir o top 25 do ranking mundial.
A outra equipa do Técnico também em competição, os TeamRocketIST, ficaram em 10º lugar entre as equipas europeias e em 38º a nível global.