Sustentabilidade no campus Alameda – cobertura dos edifícios renovada até ao final do ano

Os painéis solares instalados terão uma capacidade de produção equivalente a 11,3% do consumo deste campus em 2022.

“Absolutamente indispensável” – Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, descreveu assim a obra de reabilitação das coberturas no campus Alameda, no corpo de um e-mail dirigido a toda a comunidade da Escola ainda durante o mês de julho. Inseridos no Plano de Ação para a Eficiência Energética do Técnico, os trabalhos decorrem desde o início do ano e têm término previsto para o mês de novembro, permitindo ao Técnico ser “uma instituição mais sustentada financeiramente e, mais importante, mais sustentável ambientalmente”, escreveu o presidente.

Mário de Matos, da Área de Instalações e Equipamentos do Técnico, explica que esta intervenção prevê não só a instalação de um novo isolamento térmico como a implementação, num conjunto mais específico de edifícios, de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica. No que concerne à renovação do isolamento térmico, esta permitirá, entre outros aspetos, “a redução de perdas de calor durante a estação fria, em especial nos pisos superiores, contribuindo para um maior conforto dos ocupantes”, esclarece.

Já a instalação de painéis fotovoltaicos “reduzirá significativamente a quantidade de energia elétrica adquirida à rede pública”, aumentando também a proporção de energia proveniente de fontes renováveis que abastece o Técnico num valor estimado de 1047 MWh/ano (megawatt-hora por ano), equivalente a 11,3% do consumo verificado no campus da Alameda em 2022. A preços de 2023, ano com custo energético excecionalmente elevado em relação aos restantes, a poupança na fatura poderá chegar aos 270 mil euros por ano.

Com a intervenção na cobertura do Pavilhão de Civil já concluída, seguem-se os Pavilhões de Mecânica I, II e IV, Minas, Matemática, Central, Informática I e da Associação de Estudantes, bem como o Complexo Interdisciplinar. Os edifícios que contarão com produção de energia elétrica fotovoltaica serão os Pavilhões de Civil (de instalação concluída), Central, Mecânica I e II, Minas e Matemática e o Complexo Interdisciplinar.

Foram, entretanto, concluídas outras intervenções no âmbito do Plano de Eficiência Energética no campus Alameda, a saber:

• Substituição em todo o campus da iluminação por lâmpadas e tubos LED;
  • Substituição do chiller antigo da Torre Sul por um sistema de produção de climatização mais eficiente;
  • Reabilitação do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado do Pavilhão de Civil, com melhoria da qualidade do ar interior;
  • Substituição das claraboias, dos envidraçados e das caixilharias do Pavilhão de Civil por sistemas energeticamente mais eficientes que proporcionam maior conforto térmico aos ocupantes do edifício;
  • Instalação de um Sistema Solar Térmico para produção de água quente nos balneários do polidesportivo do edifício da AEIST.