Campus e Comunidade

Talent Bootcamp: “O Técnico é e continua a ser uma escola de renome”

Empresas e estudantes do Técnico fortalecem relações com vista ao mercado de trabalho. 

Estágios, programas de trainees e de embaixadores, Bolsas de Investigação e contratações diretas. Estas são as oportunidades que os participantes de mais uma edição do Talent Bootcamp podem alcançar. Entre 21 e 22 de novembro, estudantes do Técnico tiveram a possibilidade de estar em contacto com mais de 200 empresas. Entre o Salão Nobre e o Átrio do Pavilhão Central do campus Alameda, os participantes puderam trabalhar competências de empregabilidade, de entrevistas, de apresentações em público e de como melhorar um CV. 

Para Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Técnico, “este evento é muito importante sobretudo para os estudantes do Técnico”. “Quando o percurso se aproxima do final é muito importante preparar os estudantes para aquilo que é o mercado de emprego, para aquilo que é a apresentação do seu currículo e para o que os diferencia às entidades empregadoras”, acrescenta. Em relação ao feedback de edições anteriores, “é excelente, quer da parte dos estudantes, quer da parte das empresas, que podem vir aqui.” Nesta edição “temos mais de 200 empresas que querem vir falar com os nossos estudantes. É a primeira oportunidade para fazer um primeiro contacto, identificar áreas de interesse, identificar pessoas, perfis que depois podem ocorrer em contratações, em percursos profissionais, em estágios no futuro”.

Para estudantes o evento pode ser uma porta de entrada, tanto no mercado de trabalho como naquilo que é o mundo dos contactos. Este é o propósito de participação no evento de André Torcato, estudante de Doutoramento em Física. “Quero ver o que há na indústria, o que posso aplicar daquilo que aprendi. Este evento é excelente para networking, venho aqui conhecer imensas empresas, mas não são só as empresas, as pessoas das empresas”. Este sentimento é comum a mais estudantes, como é o caso de Raquel Vieira, estudante da licenciatura em Engenharia Física e Tecnológica: “A minha motivação para participar neste evento foi ter mais contacto com as empresas porque é uma boa oportunidade de conhecermos o que está a ser feito lá fora. Explorar que alternativas posso ter para o meu futuro”. 

Tiago Videira, estudante de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, afirma que acedeu ao evento a convite de um colega e que o mesmo é útil porque “pode ajudar a perceber onde é que nos encaixamos no mundo do trabalho e nas empresas”. Neste sentido, Sofia Lopes, estudante de Mestrado em Engenharia Química, considera o evento como “uma boa ponte”, visto que “estamos habituados aqui na faculdade ao contacto apenas com os professores e falta-nos um pouco esta ligação com o mundo real, com profissionais”. 

Empresas procuram criar relação com “jovens logo aqui na faculdade”

Se os estudantes procuram as oportunidades, as oportunidades precisam dos estudantes. Raquel Correia, Talent Acquisition na Air Liquid, é já presença assídua no Talent Bootcamp e  admite que o evento “traz sempre benefícios, ou para estágios ou para início de carreira dentro da nossa empresa e isso é uma mais valia”. Em relação ao que destaca os estudantes do Técnico dos demais, afirma que estes “conseguem diferenciar-se porque são pessoas muito focadas na resolução de problemas. Qualquer curso aqui acaba por obrigá-los a pensar em resolver problemas e é esse o mindset que trazemos para a nossa empresa”. 

Para Joana Ferreira, Técnica de Employee & Lifecycle na Área de Gestão de Talento na Fidelidade, “o Técnico é e continua a ser uma escola de renome”. “Acreditamos que de alguma forma isso também é diferenciador na forma de ensino e naquilo que é o currículo do estudante”, complementa.  Partilha também que o evento é muito importante para  as empresas conseguirem “criar uma relação com estes jovens logo aqui na faculdade” e para que os estudantes percebam “de que forma podem trazer impacto naquilo que é a nossa atividade”. Beatriz Guedes, Técnica de Employee & Lifecycle na Área de Formação na Fidelidade, destaca “as soft skills que os estudantes do Técnico desenvolvem do ponto de vista transversal que podem trazer muitas mais-valias para a Fidelidade nas mais diversas áreas”.


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