O Salão Nobre do Instituto Superior Técnico foi, a 29 de novembro, palco de mais uma edição do Talent Bootcamp, um programa de dois dias que aproxima estudantes e empresas com o objetivo de facilitar o recrutamento.
Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências, estabelecer contatos com empresas e perceber os desafios do mercado de trabalho. As empresas têm acesso privilegiado a estudantes com elevada preparação que ainda não foram absorvidos pelo mercado de trabalho. Esta edição contou com 276 estudantes inscritos e 248 profissionais de 164 empresas.
Se numa primeira vez veio “só para ver como era o ambiente”, agora os objetivos de Pedro Ferreira, estudante do Técnico, “são diferentes” e, apesar da “estrutura bastante semelhante” do bootcamp, considera valer a pena repetir a “boa experiência”. Ouvidos os primeiros oradores, afirma que se “por um lado é difícil perceber por serem de uma área completamente diferente”, por outro “é ótimo ter outras visões até porque os profissionais de recursos humanos lidam com todo o tipo de pessoas”.
Afonso Ramos, também estudante do Técnico, “já tinha ouvido falar [do bootcamp] mas não do quão proveitoso podia ser”. Veio por influência do amigo Pedro Ferreira já que “nunca tinha participado neste tipo de coisas” e diz estar a “gostar bastante do evento”. “É engraçado conhecer outra realidade”.
“O nosso curso [mestrado em Engenharia e Ciência de Dados] está associado à parte mais técnica, ao rigor”, comenta. Perceber “como aplicar isto no mundo empresarial” é um dos desafios e “os CEOS, por estarem muito acima na carreira empresarial, terão insights mais valiosos”. Sobre o pitch – uma apresentação rápida que fariam no âmbito do evento, os dois estudantes do Técnico dizem apenas precisar de “limar algumas arestas” para em dois minutos dizerem quem são e o que procuram numa empresa.
Em períodos de formação alternados com painéis de convidados e networking com as empresas, os participantes aprenderam com Miguel Gonçalves a “dizer a mesma coisa de outra maneira”, a construir um pitch a partir de um template fornecido, seguido de vários momentos de discussão antes da apresentação final.