Técnico assinala Dia Internacional dos Professores com campanha nas redes sociais

Iniciativa reúne testemunhos de antigas professoras que inspiraram atuais investigadores do Técnico a escolher Engenharia e a seguir uma carreira científica.

“Quando, mais tarde, soube do seu percurso, achei natural e rejubilei, pois o Luís em menino já deixava antever uma carreira profissional de sucesso. Soube quando ascendeu a professor catedrático e agora atingiu o topo de uma carreira merecida”. Maria Clemência Cardoso é uma antiga professora de Física de Luís Oliveira e Silva, atual professor catedrático do Técnico e investigador no IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, e recorda dessa maneira o percurso do jovem “Luís”. É um exemplo dos muitos professores que todos os inspiram tantos estudantes a virem para o Técnico e a seguirem uma carreira científica e académica.

Os inquéritos feitos todos os anos aos estudantes que entram para o Técnico apontam a “informação de professores do secundário” como o terceiro fator com mais influência na escolha dos estudantes, depois da opinião de ex-alunos e da opinião dos pais. Números confirmados pela experiência de Gustavo Paneira, professor assistente do Técnico e investigador no CERENA, que recorda assim a sua professora Maria João Ribeiro: “consigo perceber que o seu entusiasmo e paixão pela ciência e a forma pedagógica e rigorosa (mas com muitos momentos de enormes gargalhadas em aula) me conduziram a uma carreira como investigador e professor, contagiado com o mesmo entusiasmo e paixão».
Para celebrar a o Dia Internacional dos Professores, partilhamos nas redes socias do Técnico, quatro histórias e testemunhos de professores e estudantes ligados pelo entusiasmo em torno da engenharia e da ciência.

Dulce Evangelho & Bruno Soares Gonçalves
«Foste um excelente aluno, demonstraste empenho, curiosidade e interesse em saber/aprender mais e…mais! Defendeste, com forte convicção, as tuas ideias. Nenhum tema te amedrontava, querias sempre ir mais além. (…)
Bruno, desejo a maior das felicidades e a maior glória que sinto é saber que te tornaste um grande HOMEM da CIÊNCIA e que eu tive um pequeno contributo na tua vida.»
(Dulce Evangelho, antiga professora de “Bruno”, na Escola Secundária Gago Coutinho em Alverca)
«Numa altura da vida em que tudo é fascinante, os professores são os guias que, ainda que não definindo o caminho, nos apontam direcções. (…) À profª Dulce Evangelho estarei eternamente grato. Não fui astronauta, mas trabalho em fusão nuclear que tem como objectivo trazer uma pequena estrela à Terra!»
(Bruno Soares Gonçalves, professor e investigador do Técnico / IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e antigo aluno de “Dulce”)
Maria João Ribeiro & Gustavo Paneiro
«O Gustavo desde logo se revelou um aluno brilhante, muito refilão, com um sentido crítico apuradíssimo e uma pessoa fantástica que se destacou dos demais pela sua educação, humildade, honestidade, altruísmo, generosidade, amizade e, sobretudo, pelo seu interesse na aquisição do conhecimento científico. Estou extremamente orgulhosa do seu percurso académico e profissional.»
(Maria João Ribeiro, antiga Professora de “Gustavo” no Agrupamento de Escolas Madeira Torres)
«Decorria o mês de setembro de 1994 quando se iniciava um novo ano letivo e conhecemos a diretora de turma do 11ºB, a “stôra” de CTV (Ciências da Terra e da Vida), muito jovem, mas muito determinada, cheia de energia e muito “cool”. Mal sabia, na altura, que nesse ano e no ano letivo seguinte, a Maria João, com quem hoje mantenho uma sincera amizade, iria marcar a minha vida profissional para sempre.»
(Gustavo Paneiro, professor e investigador do Técnico / CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente e antigo estudante de “Maria João”)
Maria Clemência Cardoso & Luís Oliveira e Silva
«Quando, mais tarde, soube do seu percurso, achei natural e rejubilei, pois o Luís em menino já deixava antever uma carreira profissional de sucesso. Soube quando ascendeu a professor Catedrático e agora atingiu o topo de uma carreira merecida. Parabéns meu querido Luís Silva, e felicidades para toda a tua vida.»
(Maria Clemência Cardoso, antiga professora de Física de “Luís” no Liceu Nacional de Queluz/E.S. Padre Alberto Neto)
 «O seu rigor e a sua bondade, a sua exigência e o seu incentivo, a sua dedicação e o seu empenho tornaram-se para mim sinónimos de Física mas também do professor que tento ser todos os dias. Muito obrigado, Professora Clemência, por me ter aberto as portas da Física, pelos valores que me transmitiu, por toda a inspiração!»
(Luís Oliveira e Silva, professor catedrático e investigador do Técnico / IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e antigo estudante de “Maria Clemência”)
Odete Moreira & Margarida Silveira
«É com imenso prazer que a recordo como uma excelente aluna (creio que teve a classificação final de 19 valores) não só em aproveitamento como também nas relações humanas que estabeleceu ,quer com os professores, quer com os colegas. Anos mais tarde, encontrei-a no IST, já como professora desta prestigiada instituição, tendo ficado muito satisfeita por saber que dela faz parte. Com efeito, não há melhor prémio para um professor do que ver o resultado do seu trabalho plasmado no êxito dos seus alunos.»
(Odete Moreira, antiga professora de Física de “Margarida” na Escola D. Pedro V)
 «Adorava essas aulas, a prof. Odete era exigente e rigorosa, mas expunha a matéria de forma tão clara que fazia parecer simples os problemas mais complexos. Preparou-nos tão bem que só nesse ano entraram para o Técnico cerca de 15 colegas, das duas turmas de informática do 12.º ano do nosso liceu.»
(Margarida Silveira, professora e investigadora do Técnico / ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica e antiga estudante de “Odete”)