Técnico Career Sessions incentivam os alunos a traçar um plano de carreira

As duas sessões realizadas este mês permitiram aos alunos conhecer o programa “Career Discovery@Técnico” e as mais-valias que residem no mesmo.

Como devo planear a minha entrada no mercado de trabalho?”, “Quais são os modelos de recrutamento usados pelas empresas?”, “Como posso destacar-me numa entrevista de emprego?” são algumas das questões que assombram os alunos do 2.º ciclo.  Para ajudar os estudantes do Técnico a encontrarem estas respostas, a Área de Transferência de Tecnologia (TT@Técnico) convida os alunos para as Técnico Career Sessions, mostrando-lhes as oportunidades que residem no programa “Career Discovery@Técnico” e a forma como o mesmo os ajudará a ampliar o valor do currículo. Este ano, como sempre, as sessões decorreram nos campi da Alameda e do Taguspark, mas  adquiriram o formato híbrido devido à situação pandémica.

Carla Patrocínio, coordenadora da TT@ Técnico, conduziu a sessão desta quarta-feira, 14 de outubro, no campus do Taguspark, salientando o valor que o mercado atribui à formação do Técnico, mas lembrando o trabalho que os alunos precisam fazer para atingir a carreira de sonho que almejam. “Devem começar o quanto antes a preparar uma carreira de sucesso, perceber o que o mercado procura, o que as empresas esperam de vocês, sem pressão, para que quando chegar o momento de começarem as vossas carreiras possam fazer escolhas acertadas”, começava por referir.  Os modelos de recrutamento usados pelas empresas, a preparação que deve ser feita nestes últimos anos do percurso académico e as soft skills que as empresas mais valorizam foram alguns dos temas abordados ao longo da sessão.

“É importante explorarem as áreas que vos interessam, identificarem as empresas que trabalham nas mesmas, e falarem com vários profissionais para perceberem como é que a vossa formação se pode adaptar a determinada empresa”, vincava, a determinada altura,  Carla Patrocínio. Se dúvidas houvesse de que o programa Career Discovery@Técnico é uma peça fundamental neste processo de construção do plano de carreira, a coordenadora da TT@Técnico ajudou a eliminá-las, elencando as várias atividades contempladas no mesmo, explicando a essência e as mais-valias que residem em cada uma delas.

As Alumni Talks, os Técnico Career Workshops, Pitch Bootcamp@Técnico e o Técnico Alumni Mentoring Program são apenas algumas das iniciativas em que se desdobra este programa. Este ano, e devido à crise de saúde pública que se vive, muitas das atividades teletransportam-se para o formato digital, mas ainda assim é certo que continuam a ser uma mais-valia para os alunos, ajudando-os a brilhar ainda mais junto das empresas.

No total, 323 alunos participaram, presencialmente ou de forma remota, nas duas Técnico Career Sessions.