Técnico com novos apoios na área da Engenharia Aeroespacial através de protocolo de colaboração com a Tekever

Empresa de sistemas de defesa e vigilância aeroespacial é o 27.º membro da Rede de Parceiros do Técnico, tendo sido formada por alumni da Escola.

A 28 de junho, o Instituto Superior Técnico acolheu, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central do campus Alameda, a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração com a Tekever. A empresa do ramo aeroespacial torna-se, assim, o 27.º membro da Rede de Parceiros do Técnico (RPT), numa parceria que se estenderá, pelo menos, até 2027.

No discurso com que abriu a cerimónia, o presidente do Técnico, Rogério Colaço, falou num “regresso da Tekever a casa”, destacando as origens da empresa, formada por alumni da Escola. Referindo-se ao prémio de mérito criado por esta parceria, o docente ressalvou que “este é um acréscimo de motivação” para os estudantes. Para si, o apoio resultante do protocolo “é uma forma de ter melhores condições” para quem frequenta o Técnico, o que se torna “um ato de retorno para a sociedade”, algo “bidirecional”.

O âmbito deste protocolo de colaboração estende-se ao lançamento de uma edição anual do concurso TecInnov afeta a esta empresa, que permitirá a participação de equipas do Técnico no exercício REPMUS da Marinha Portuguesa, envolvendo a experimentação de sistemas não tripulados. A estas iniciativas, soma-se a criação de um prémio de mérito (cuja área será definida no arranque da parceria), a participação da Tekever na Semana Aeroespacial, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico (AeroTéc) e o apoio na renovação de um Laboratório de Ensino para estudantes de Engenharia Aeroespacial.

Ricardo Mendes, CEO da Tekever, agradeceu ao presidente do Técnico “todo o apoio” no processo. “O Técnico é uma casa para nós”, afirmou, garantindo que sempre que encontram oportunidades para trabalhar em conjunto com a Escola, o fazem. Destacou ainda que o Técnico forma “pessoas capazes de pensar e de resolver problemas” e que existe uma “confiança plena” entre ambas as partes que facilita a execução desta parceria. “Contem connosco”, assegurou, momentos antes de assinar, juntamente com Rogério Colaço, os documentos que oficializaram o protocolo.

Após a cerimónia, os presentes foram convidados a visitar o laboratório que será renovado no âmbito desta parceria, o Laboratório de Ensino para estudantes de Engenharia Aeroespacial, sito no Pavilhão de Mecânica III.