Técnico renova protocolo de colaboração com empresa Deloitte

A colaboração oficial entre a Escola e a empresa já permitiu a renovação de espaços de estudo, entre outras melhorias.

A 19 de dezembro, o Pavilhão de Engenharia Informática I do campus Alameda viu ser renovado o protocolo de parceria entre o Instituto Superior Técnico e a consultora Deloitte. A cerimónia contou com a presença do presidente do Técnico, Rogério Colaço, e de representantes da empresa, bem como de vários membros da comunidade académica em representação de órgãos como o Conselho Pedagógico, Departamentos e a Associação de Estudantes do Técnico.

“Se, ao fim de três anos, estamos aqui a renovar os votos e a aumentar a intensidade da ligação, isso quer dizer que estamos no caminho certo”, afirmou Rogério Colaço, discursando antes de assinar a renovação. “O que estamos aqui a fazer é algo relativamente inovador no nosso país; é abrir as portas da universidade aos parceiros e empregadores, criando com essa abertura várias coisas importantes”, complementou o presidente do Técnico.

Recordando uma imagem que disse invocar frequentemente neste tipo de cerimónia, Rogério Colaço relembrou que “o Técnico forma pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento do país”, coisa que “não se faz fechando as portas”. Dando outro exemplo dos benefícios destas colaborações, o presidente afirmou que “as nossas instituições públicas de ensino superior são subfinanciadas e a folga financeira que vem destas parcerias permitiu, por exemplo, fazer esta sala”, referindo-se ao laboratório onde a cerimónia decorria, renovado com apoio financeiro da Deloitte.

Pedro Amaral, à data vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, enunciou algumas das iniciativas decorrentes desta parceria – referiu, por exemplo, o auxílio na renovação e equipamento dos espaços de aulas, que se repercutem em melhores condições de estudo para os estudantes da Escola. Destacou ainda o apoio que será dado ao Conselho Pedagógico e às práticas pedagógicas na área digital. À lista de benefícios somam-se ainda prémios de mérito anuais para as áreas de Engenharia Informática e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, bem como “o primeiro prémio de Produto Digital no Ensino no Técnico”.

Em representação da Deloitte, Sérgio Monte Lee afirmou que o Técnico é a instituição da qual a empresa contrata mais pessoas – “aproximadamente 100 pessoas por ano para áreas de tecnologia e de gestão industrial”, informou. “É com muito gosto que renovamos esta parceria”, acrescentou, assegurando ainda que “o Técnico sempre foi uma fonte de talento muito importante” para a empresa.

A colaboração tem lugar há vários anos, tendo sido oficializada em 2019 com a integração da Deloitte na Rede de Parceiros do Técnico (RPT). No âmbito desta Rede, a cerimónia celebrou a subida da empresa de membro SILVER para membro GOLD.