Técnico dá as boas-vindas aos 1645 novos estudantes colocados

Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica são os cursos de 1.º ciclo do Técnico com ‘médias de entrada’ mais elevadas.

É nesta altura do ano que mais se ouve falar de ‘médias de entrada’ para a faculdade. O objetivo dos estudantes que se candidatam a licenciaturas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior é obter uma média mais elevada do que a Nota Mínima de Seriação (NMS) do curso nesse ano, de forma a garantir uma vaga.

Neste ano, de uma forma geral, as NMS das licenciaturas do Técnico voltaram a aumentar, o que não demoveu os candidatos que pretendem estudar na maior Escola de engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia do país – para o ano letivo de 2024/25, o número de candidaturas chegou quase às quatro mil, mais do dobro das vagas oferecidas pelo Técnico. 1645 estudantes conseguiram garantir vaga na 1.ª fase, o que resultou numa taxa de ocupação de 99% dos lugares disponibilizados, que se mantém ascendente. Adicionalmente, neste ano, 66% dos colocados no Técnico conseguiram vaga na sua primeira opção de estudo.

Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica voltaram a ser os dois cursos de 1.º ciclo do Técnico com as NMS mais elevadas (187,3 e 182,8, respetivamente), com a licenciatura de ‘Aero’ a ocupar a quinta posição nas médias mais altas a nível nacional.

Segue-se uma lista com as NMSs das licenciaturas oferecidas pelo Técnico:

• Arquitetura (Mestrado Integrado) – 156,8
  • Engenharia Aeroespacial – 187,3
  • Engenharia do Ambiente – 142,3
  • Engenharia Biológica – 166,8
  • Engenharia Biomédica – 176,5
  • Engenharia Civil – 139,5
  • Engenharia Eletrónica – 120,0
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 140,0
  • Engenharia Física Tecnológica – 182,8
  • Engenharia e Gestão Industrial – 169,8
  • Engenharia Informática e de Computadores  (campus Alameda) – 180,0
  • Engenharia Informática e de Computadores (campus Taguspark) – 174,5
  • Engenharia de Materiais – 153,5
  • Engenharia Mecânica – 179,3
  • Engenharia de Minas e Recursos Energéticos – 130,3
  • Engenharia Naval e Oceânica – 172,3
  • Engenharia Química – 156,5
  • Engenharia de Telecomunicações e Informática – 124,3
  • Matemática Aplicada e Computação – 179,0

Os estudantes colocados no Instituto Superior Técnico podem obter mais informações sobre o processo de matrícula e as sessões de acolhimento que os esperam através do artigo de primeiros passos no Técnico.