Técnico desenvolve programa de testagem à COVID-19 e adota plano de apoio aos estudantes em isolamento

Estas iniciativas vêm reforçar o conjunto de medidas adotadas pela instituição para prevenir o contágio por COVID-19.

Arrancou no passado dia 9 de outubro o programa de testagem para a infeção por SARS-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico, com o apoio da Universidade de Lisboa, e que permitirá fazer cerca de 25.000 testes ao longo do ano letivo. Os testes são totalmente gratuitos para todos os membros da comunidade Técnico – alunos, funcionários, docentes e investigadores- e procuram rastrear, identificar e despistar casos possíveis de contágio, permitindo uma atuação célere no controlo da propagação comunitária do vírus nos campi. As convocatórias para os testes chegarão até aos membros da comunidade via e-mail.

Para além das convocatórias, qualquer aluno, docente, funcionário ou investigador poderá solicitar, por sua iniciativa, a realização gratuita do teste à COVID19, em caso de suspeita/risco de infeção, bastando para isso preencher e enviar o formulário.

Semanalmente, o relatório da situação atual é partilhado nas redes sociais do Técnico. Na primeira semana do programa, entre 9 e 16 de outubro, foram testados 367 elementos da comunidade, 13 dos quais testaram positivo. Os contactos de proximidade dos membros positivos foram identificados e informados pelo Núcleo de Segurança Higiene e Saúde (NSHS).

Adicionalmente, o Técnico irá acionar um novo plano para acompanhamento de todos os estudantes nacionais deslocados e  alunos internacionais suspeitos de terem contraído o novo coronavírus ou cujo resultado do teste tenha sido positivo. Este plano permitirá usufruir de um leque variado de apoios, disponibilizados pela escola, nesta fase tão complicada.

Depois de identificados, os estudantes irão ser contactos pelo NSHS, e encaminhados para um pivô responsável pelo processo de acompanhamento e monitorização que lhes facultará toda a informação e apoio necessários. Neste processo estarão envolvidos vários serviços do Instituto Superior Técnico, assim como uma rede de voluntários.

Apesar de estarem em isolamento, os estudantes podem continuar a acompanhar as aulas e a realizar as avaliações em formato totalmente remoto, graças ao Estatuto “Presença On-Line- Autorizada” e “Presença on-line – Autorizada – Estudante Internacional”, criados para fazer face aos constrangimentos causados pela pandemia.

O programa de testagem e o plano de apoio aos estudantes nacionais e internacionais em isolamento vêm reforçar o conjunto de novas medidas adotadas pela instituição de resposta à pandemia.

Toda a informação sobre as recomendações, notícias, medidas adotadas, conselhos à comunidade e contactos essenciais podem ser encontrados no microsite criado pelo Técnico para o efeito.