Técnico elabora novo Plano de Prevenção e Atuação

Para que a retoma à atividade presencial seja feita da forma mais segura possível foi elaborado um novo documento que procura orientar os elementos da comunidade e dos visitantes da instituição.

Acompanhando a evolução da propagação da COVID-19, e de forma a proteger a comunidade da escola na retoma à atividade presencial, o Instituto Superior Técnico formulou um conjunto de novas medidas preventivas que vão ao encontro daquelas que são as diretivas do governo e das entidades de saúde. Neste sentido, foi elaborado um novo Plano de Prevenção e Atuação Face à COVID-19 do Instituto Superior Técnico, uma ferramenta estratégica que procura: colocar em prática medidas de contenção adequadas face ao nível de risco; assegurar a atempada monitorização da situação, bem como a recolha e comunicação de informação relativa ao novo coronavírus e assegurar o funcionamento do Técnico de acordo e em função do nível de risco.

O plano segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD), bem como o Plano de Contingência Nacional e as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Com a presente alteração estabelecem-se as medidas e procedimentos para o funcionamento das atividades letivas e não letivas no ano 2020/2021 do Técnico.

Conheça em baixo algumas das regras/indicações presentes no plano. Note-se que a leitura deste resumo não substitui a leitura integral do novo Plano de Prevenção e Atuação que aconselhamos que seja feito por toda a comunidade.

Quais as regras que devo cumprir para entrar e permanecer no Técnico, campi ou residências do Técnico?

• Uso obrigatório de máscara em espaços interiores e exteriores. A recusa do uso de máscara implica a proibição de entrada e permanência nos espaços do Técnico;
  • Medição de temperatura à entrada, que deve ser inferior a 37,5ºC;
  • Identificação e registo de entrada dos visitantes e fornecedores;
  • Respeito pelo afastamento físico mínimo de 2 metros;
  • Respeito pela sinalética e regras de circulação estabelecidas nos edifícios, circulando preferencialmente pela direita nos espaços comuns. Nas escadas deve ser dada prioridade do uso do corrimão a quem mais necessita (ex: a quem tem dificuldades de mobilidade, a quem está a descer);
  • Prefira sempre as escadas aos elevadores. Se absolutamente indispensável o uso do elevador, respeite as indicações de uso da sinalética;
  • Não são permitidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas;
  • Higienização frequente das mãos através da lavagem das mesmas com água e sabão ou, no caso de não ser possível lavar, proceder à desinfeção com solução alcoólica;
  • Manter ventilação dos espaços a serem usados, privilegiando a ventilação natural;

Que materiais/produtos de higienização e proteção individual são disponibilizados pelo Técnico?

• Dispensadores de desinfetante das mãos, em vários pontos dos espaços;
  • Tapete de higienização em locais interiores, nomeadamente em espaços de maior afluência ou com necessidades específicas. Para que seja eficaz deve-se permanecer sobre o tapete durante tempo adequado (aproximadamente 2 segundos);
  • Barreiras de proteção para colocação entre postos de trabalho partilhados aos seus Trabalhadores (docentes, investigadores e não docentes);
  • Máscaras sociais reutilizáveis aos seus Trabalhadores;
  • Caixotes do lixo nos corredores e espaços comuns para recolha de resíduos indiferenciados e EPIs descartáveis. Não poderá haver deposição deste tipo de resíduos nos caixotes dentro de espaços, salas, laboratórios, etc.
  • Panos descartáveis para a auto-higienização dos postos de trabalho.

O que devo fazer em caso de manifestação de sintomas durante a permanência num espaço do Técnico?

• Contactar o Núcleo de Segurança Higiene e Saúde do Técnico (NSHS)

Campus Alameda- Ext.2000 ou Telef. 218 418 000

Campus do Taguspark- Ext.5002 ou Telef.214 233 202

Campus Tecnológico e Nuclear –Ext. 2000 ou Telef.219 946 000

E-mail – COVID19@tecnico.ulisboa.pt

A pessoa suspeita será encaminhada para a sala de isolamento, seguindo o procedimento definido no Plano

Campus AlamedaSala 2.14 – Pavilhão de Ação Social (Serviços de Saúde)

Campus do Taguspark Sala 2N12.2

Campus CTN- Sala do gabinete médico do CTN (pavilhão do LPSR)

Residência Universitária Baldaques – Sala anexa da sala de estar

As áreas de isolamento estão equipadas com: telefone, cadeira ou marquesa, kit com água e alguns alimentos não perecíveis, solução antisséptica de base alcoólica, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, toalhetes de papel, contentor de resíduos, termómetro e equipamentos de limpeza.

Como agir em caso de diagnóstico confirmado do próprio (teste COVID-19 positivo)?

• Informar o NSHS, que dará seguimento aos procedimentos indicados detalhadamente no Plano;
  • Apenas poderá regressar às instalações do Técnico após evidenciar declaração médica de acordo com as normas da direção-geral de saúde.

O que fazer em caso de diagnóstico confirmado (teste COVID-19 positivo) de contacto próximo fora da comunidade Técnico, como, por exemplo, um familiar com quem reside?

• Antes de deslocar para o Técnico, deve contactar o NSHS, que avaliará a situação.

NOTA: Este procedimento aplica-se tanto à comunidade Técnico, como a fornecedores externos ou visitantes.

Existem procedimentos específicos de funcionamento dos diferentes espaços?

Sim. Para ficar a conhecer os mesmos deve consultar o Plano. Estão contemplados nos mesmos, as indicações e regras a seguir na utilização de:

• Bibliotecas,
  • Salas de aula,
  • Salas de estudo,
  • Laboratórios,
  • Locais de atendimento ao público,
  • Copas e locais de refeição
  • Autocarro e shuttle Técnico
  • WC’s