Campus e Comunidade

Técnico e TagEnergy voltam a distinguir talento feminino no setor energético

Edição 2025/2026 das bolsas “Women in Energy MSc” reconheceu duas estudantes do Técnico entre 44 candidatas.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Superior Técnico e a TagEnergy voltaram a reconhecer e a apoiar o talento feminino no setor da Energia, através da atribuição das bolsas “Women in Energy MSc”. A cerimónia da edição 2025/2026 teve lugar a 3 de outubro, no escritório da TagEnergy, em Lisboa, reunindo estudantes, docentes e representantes institucionais.

Embora o protocolo preveja a atribuição de uma bolsa anual, a TagEnergy tem distinguido duas estudantes em cada edição, valorizando o mérito e a qualidade das candidaturas. Este ano, as premiadas foram Carolina Antunes, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Maria Lobo Álvares, do Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia do Técnico, escolhidas entre 44 candidatas. 

Carolina Antunes destacou a importância deste apoio e de poder focar-se nos estudos, sem a pressão de ter de trabalhar ao fim-de-semana ou no verão, referindo ainda que “as mulheres têm um papel fundamental para trazer nova informação e inovação para o setor da energia”. Também Maria Lobo Álvares corroborou a mensagem anterior, considerando “essencial poder estar focada a 100% nos estudos e contribuir para este setor”.

Rogério Colaço, presidente do Técnico, reforçou a importância de apoiar as estudantes e de “chamar mais mulheres para as áreas de ciência, tecnologia e energia”, considerando que o país e o setor tecnológico ainda enfrentam um desequilíbrio significativo nas áreas STEM (acrónimo inglês para Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics)).

A sessão contou igualmente com a intervenção de Antoine Lajouanie, ESG and Asset Management Director da TagEnergy, que destacou a relevância desta parceria com o Técnico e o compromisso contínuo da empresa para com a igualdade de oportunidades. Em representação do júri, Adriana Martins sublinhou a motivação da TagEnergy em promover uma maior presença feminina no setor. “Mesmo numa carreira ainda curta, já fui inúmeras vezes a única mulher na sala – até demais”, reforçando que ”estas bolsas representam um passo importante para mudar essa realidade”.

O júri do Técnico foi composto pelos professores Patrícia Batista, Joana Portugal e Alexandre Bernardino, e, por parte da TagEnergy, por Adriana Martins, Sara Correia e Mónica Andreu.

Convidadas a discursar pela sua distinção na edição anterior, Margarida Cavaleiro, que concluiu recentemente o seu percurso académico com apoio da bolsa, partilhou o impacto transformador da experiência. “Esta bolsa tem um significado muito maior – é incentivar as mulheres a serem reconhecidas nesta área”.

Já a estudante Inês Dias, atualmente em mobilidade de Erasmus, enviou uma mensagem escrita de apoio e encorajamento às novas bolseiras: “Olhando para a minha experiência e para a forma como a bolsa me ajudou financeiramente, sinto-me muito grata por ter tido esta oportunidade e por alguém ter acreditado no meu percurso académico e potencial”, partilhou. “Isto, não só como mulher, mas também como engenheira. Deu-me confiança para investir mais em mim própria, focar-me nos estudos e valorizar as conquistas das mulheres e raparigas”.

Fotogaleria.